6 dicas para uma viagem mais segura - Nica por aí

6 dicas para uma viagem mais segura

  • domingo, janeiro 12, 2020
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments



Nova iniciativa auxilia turistas a reduzir o risco em viagens nas férias de verão.

A época mais esperada do ano está chegando. O verão, o calor e aquela viagem que você planejou por praias maravilhosas com coqueiros e mar azul, comidas típicas, visitas a parques aquáticos e parques de diversão, mas principalmente a tranquilidade de se afastar da rotina corrida e curtir um tempo com sua família e amigos.

Nessa época do ano, os principais destinos brasileiros recebem grande quantidade de turistas, que movimentam a economia local e geram renda para o ano todo. Além de muita diversão, o período de férias apresenta alguns riscos recorrentes. Por isso, a preparação do turista é importante. 

Com o objetivo de reduzir os riscos do turista, foi lançada em 20 de dezembro de 2019 uma nova plataforma digital chamada Turismo Seguro. Ela oferece informações detalhadas e gratuitas sobre os principais destinos do país, além de orientações gerais sobre segurança. 

Conheça abaixo 6 dicas para uma viagem mais segura, segundo Inbal Blanc fundador da plataforma Turismo Seguro e Co-autor do livro Gestão de Qualidade e de Crises em Destinos Turísticos, publicado em 18 de Julho de 2018 pela editora SENAC em conjunto com Otavio Novo. Vamos às dicas: 

1. Estude o seu destino antes de viajar. Existem valiosas informações disponíveis na internet, seja na plataforma Turismo Seguro. ou em sites de avaliação de destinos turísticos como Trip Advisor por exemplo. 

2. Planeje bem o seu deslocamento entre as praias ou regiões turísticas, veja onde não é recomendável alugar ou passear de carro. 

3. No aeroporto e no hotel cuide bem da sua bagagem. Mantenha suas malas sempre na sua frente e próximas ao corpo. Nesse período do ano, existem quadrilhas especializadas em furtos de bagagens atuando em aeroportos, rodoviárias e hotéis. 

4. Verifique se o seu plano de saúde oferece cobertura no destino de sua viagem e qual local de atendimento mais próximo à sua hospedagem. É sempre importante conhecer a localização e distância do hospital mais próximo. Caso o seu plano não ofereça cobertura ou você deseje reforçar a cobertura, recomendamos que faça um seguro de viagem nacional. Ele é relativamente barato e poderá ajudar em diferentes casos. 

5. Ao visitar praias, parques naturais ou trilhas, antes de sair informe-se no hotel sobre as restrições e os riscos específicos de seu local de visita. Geralmente os habitantes e funcionários locais conhecem muito bem os horários a se evitar. Evite ir sozinho, prefira fazer visitas em grupo. 

6. Antes de fechar qualquer passeio, veja se o fornecedor está cadastrado no Cadastur, o cadastro de fornecedores do turismo. Essa prática diminui o risco de contratação de fornecedores clandestinos. 

Procure garantir uma viagem livre de problemas fazendo uma preparação básica para visitar o destino, além de tomar os cuidados que já estamos acostumados no dia a dia das grandes cidades. 


Sobre a nova plataforma de turismo seguro no Brasil, Otávio Novo, especialista em Gestão de Riscos e Crises e coautor do livro Gestão de Qualidade e de Crises em Destinos Turísticos, destaca: 


"Temos muito a crescer como destino turístico no Brasil e queremos muito alcançar esse crescimento. Sabemos que a segurança é um tema estratégico para alcançar esse potencial. Para dar esse passo adiante, cada um de nós deve fazer a sua parte. Seja você um profissional ou organização de turismo, turista ou cliente, as informações disponíveis na plataforma Turismo Seguro possibilitam prevenção através de adequações simples na forma de agir, e necessárias para que os destinos turísticos do Brasil se tornem escolha frequente, para os viajantes brasileiros e estrangeiros". 

As orientações e informações da plataforma Turismo Seguro são referências para que organizações e entes da cadeia de turismo possam estruturar a segurança no setor. Os conceitos são um complemento às normas e leis deste segmento econômico e foram organizados a partir de padrões de segurança internacionais, além de contar com informações ajustadas à realidade e as necessidades brasileiras. 

Essa é uma excelente oportunidade para começar 2020 fazendo turismo de forma mais segura para todos!

 
Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comments