Campus Party Brasília promove Fórum Cidades Inteligentes e Humanas - Nica por aí

Campus Party Brasília promove Fórum Cidades Inteligentes e Humanas

  • sexta-feira, junho 09, 2017
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments


A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital

Em 2017 com a comemoracao de 10 anos do evento, a  Campus Party vem com sua  1ª edição em Brasília. A chegada do evento na capital acontece por uma iniciativa da ASTEPS (Associação Brasileira de Startups e Empreendedores Digitais), do Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Joe Valle e do Secretário Adjunto de Trabalho do DF, Thiago Jarjour.


O evento promove o Fórum Cidades Inteligentes e Humanas com uma série de painéis que promete discutir soluções  para melhora da qualidade de vida nas grandes cidades. 

“Uma cidade inteligente e humana não se faz somente com tecnologia, mas sobretudo com um olhar urbanístico e ambiental que proporcione às pessoas mais qualidade de vida, tendo o cidadão como centro de seu desenvolvimento, nos aspectos educacionais, culturais, sociais e econômicos. O desafio deste fórum é debater estes temas e toda essa conjuntura, trazendo também boas práticas que já estão sendo pensadas no âmbito governamental e privado”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Dividido em quatro painéis, com moderadores e participantes especializados nos devidos temas, o Fórum resultará em quatro relatórios que serão unificados em um manifesto a ser publicado e divulgado na mídia, no site da Campus Party e nos sites dos participantes com o objetivo de levar a discussão ocorrida dentro do evento para toda a população.    

“A economia mundial avança a passos largos para sua quarta onda de desenvolvimento. A Internet das Coisas (IOT), a inteligência artificial e a nanotecnologia, por exemplo, já deixaram de ser conceitos futuristas e estão cada vez mais desenvolvidos e presentes nas nossas vidas. Esse fórum, portanto, é primordial para entender melhor como podemos tirar o melhor benefício possível das novas tecnologias em prol da sociedade”, avalia Farruggia.

Confira abaixo a programação completa e mais detalhes dos painéis que fazem parte do Fórum Cidades Inteligentes e Humanas:   

Das 10h às 11:30h - Mesa 1: Como as Cidades Inteligentes e Humanas podem mudar as perspectivas do século XXI
Esta mesa introdutória trará uma visão global das transformações que estão em curso no mundo, apresentando o conceito de cidades inteligentes e humanas e ferramentas para a sua implementação.
Palestra 1: André Gomyde (Rede Brasileira de CIH/Terracap) – Brasília/DF
Palestra 2: Vinicius Garcia de Oliveira (CPqD) – Campinas/SP
Comentários: Andrezza Kamille Regis Torres (Sebrae) – Brasília/DF  

Das 11:30h às 13:00h - Mesa 2: As Políticas Governamentais para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes e Humanas
As políticas governamentais para o desenvolvimento das cidades brasileiras como inteligentes e humanas, nos aspectos da inovação tecnológica, das comunicações, da Internet das Coisas e da Legislação, como atributos importantes para o desenvolvimento social e da indústria nacional.
Palestra 1: Américo Bernardes (MCTIC) – Brasília/DF
Palestra 2: Dep. Vitor Lippi (Frente Parlamentar) – Brasília/DF
Palestra 3: Carlos Frees (ABDI) – Brasília/DF
Comentários: Claudio Nascimento (Rede Brasileira de CIH) – Olinda/PE  

Das 14:30h às 16:00h - Mesa 3: O Parque Tecnológico BioTIC e a política de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal
O papel do novo parque tecnológico de Brasília – o BioTIC – na formação de um ecossistema de inovação na cidade e seu alinhamento com a política de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal.
Palestra 1: Hideraldo Almeida (Terracap) – Brasília/DF
Palestra 2: (Sec. Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal) – Brasília/DF
Palestra 3: Cristiane Pereira (Multiplicidade) – Brasília/DF
Comentários: José Alberto Aranha (Anprotec) – Brasília/DF  

Das 16:30h às 18:30h - Mesa 4 – Boas práticas em empreendedorismo e soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes e Humanas
Apresentação de experiências governamentais e privadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas ao conceito de Cidades Inteligentes e Humanas.
Palestra 1: Fernando Nery (Empresa Módulo – Plataforma Integrada para Governança de Cidades Inteligentes) – Rio de Janeiro/RJ 
Palestra 2: Sérgio Rodrigues (SIGELU – Sistema de Gestão em Limpeza Urbana – SIGELU) – Rio de Janeiro/RJ 
Palestra 3: Duque Dantas (CGTIC – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação) – Brasília/DF
Palestra 4: (Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresa – União)
Comentários: Thiago Jarjour (Secretaria do Trabalho do Distrito Federal) – Brasília/DF  


Para acompanhar um pouco mais da Campus Party ao vivo? Basta seguir nas redes sociais: 

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comments