Projeto de Samambaia cria Websérie para artistas empreendedores - Nica por aí

Projeto de Samambaia cria Websérie para artistas empreendedores

  • segunda-feira, novembro 30, 2020
  • By Carla Sabrina
  • 0 Comments


Nascido em Samambaia, o Via de Troca – Empreendedorismo Criativo do Artista é um projeto híbrido que visa a criação de conteúdo para que artistas possam empreender na área cultural

É comum observar em rodas de conversas entre grupos de artistas frases como: “A arte não pode ser vendida”, “Meu sonho é viver da arte”, “Como fazer arte e ter uma vida financeiramente estável em Brasília?”, “Eu sou artista, não empreendedor”. Estes questionamentos e muitos outros são constantemente abordados no mundo das artes. Como unir o potencial criativo ao empreendedorismo e conseguir ganhar dinheiro trabalhando com o que se ama?

O mundo mudou isso todo mundo sabe. Com o advento da internet, as diversas plataformas, aplicativos e redes sociais são, hoje, um dos mais importantes meios de criar negócios promissores no mercado financeiro. O mercado na internet tem crescido e para artistas visuais, designers e artesãos a rede tem sido, de fato, um bom negócio, mas... e para as artes cênicas? Como atores e grupos de teatro podem ser organizar de forma sólida e manter seus trabalhos ativos nos aspectos criativos e financeiros?

A organização, o planejamento e os cuidados financeiros valem tanto para um empreendedor de uma empresa administrativa quanto para um empreendedor artista. Tudo deve ser pensado, desde o plano de negócios até o marketing. São essas potências criativas que o projeto Via de Troca visa estimular, através da mobilização de artistas para uma sequência de reflexões por meio de exibição de vídeos e palestras presenciais e on-line.

Criada em 2009, a Cia. Fábrica de Teatro realiza trabalhos nas áreas de teatro, cinema, televisão, fotografia e produção cultural, participando de intercâmbios culturais com apresentação de espetáculos bilíngues. Com diferentes projetos no repertório, a Cia. alcançou a marca de 30 mil espectadores de suas obras. As viagens internacionais para apresentação de suas peças teatrais, conferências e oficinas de gestão e atuação são notícia por todo o DF e por vários portais de arte e cultura do Brasil. Com a experiência adquirida ao longo dos anos, a Cia. passou a prestar consultorias artísticas a outros grupos da cidade, além de produzir eventos, oficinas, mostras, festivais e exposições fotográficas nacionais e espetáculos terceirizados, estimulando e servindo de exemplo na manutenção de teatros de grupo no DF, revelando sua veia empreendedora e versátil, além de levar o nome de Samambaia para diferentes lugares.

Disponibilizar o formato Fábrica de Teatro de trabalhar e fomentar a discussão sobre como se organizar, planejar estratégias, manter disciplina e foco, elaborar marketing de grupo e pessoal para o desenvolvimento de artistas cada vez mais aptos a manterem seus potenciais criativos, sem perder o entusiasmo devido a empecilhos financeiros, é o grande mote do projeto.

Para isso, serão abordados temas simples, mas extremamente necessários para o bom desenvolvimento de uma carreira artística, seja no mercado de atuação, direção ou de produção cultural. Para a execução do projeto, serão utilizadas as plataformas do Instagram e Youtube para divulgação e exibição de 8 videos animados com os seguintes temas:

  1. Empreendedorismo Criativo
  2. Produção Cultural
  3. Como organizar um grupo de teatro
  4. Planejamento Estratégico
  5. Marketing pessoal e de grupo
  6. Organização de Portfólio
  7. Casting para atores e figurantes
  8. Festivais nacionais e internacionais

Os vídeos contarão com animação gráfica e serão narrados por profissionais da cena cultural brasiliense, como Alan Mariano, Josuel Junior, Rafael Soul e Tássia Aguiar e poderão ser acessados através do link: https://youtu.be/vZYTBhjrEvI

PALESTRAS

Para que artistas e produtores possam se debruçar sobre os temas propostos, serão realizadas 8 palestras presenciais no Espaço Imaginário Cultural, em Samambaia Sul. Devido à situação de pandemia, serão abertas 10 vagas para cada palestra. As palestras serão realizadas em quatro dias da seguinte forma:

02/12 (Quarta-feira) – Empreendedorismo Criativo, das 17h às 18h

02/12 (Quarta-feira) – Produção Cultural, das 19h às 20h

03/12 (Quinta-feira) – Como organizar um grupo de teatro, das 17h às 18h

03/12 (Quinta-feira) – Planejamento Estratégico, das 19h às 20h

04/12 (Sexta-feira) – Marketing pessoal e de grupo, das 17h às 18h

04/12 (Sexta-feira) – Organização de Portfólio, das 19h às 20h

05/12 (Sábado) – Casting para atores e figurantes, das 18h às 18h

05/12 (Sábado) – Conhecendo Festivais Nacionais e Internacionais, das 19h às 20h.

As palestras serão realizadas pela produtora cultural Tássia Aguiar, produtora e gestora cultural com vinte anos de carreira. Atualmente, ela é diretora executiva da Associação Imaginário Cultural e sócia proprietária da Fábrica de Teatro e Aguiar Produções Artísticas. No local, serão disponibilizados álcool gel e máscaras descartáveis, além de um ambiente limpo e higienizado para proteção de toda equipe e participantes.

Cada pessoa poderá se inscrever para, no máximo, duas palestras. As inscrições serão feitas por meio de formulário google: https://docs.google.com/forms/d/1l_7dKCOCIpFuPOcjxqSGt-KqfmXK2VeEN6sdpFPBHtk/viewform?edit_requested=true

FICHA TÉCNICA

Realização: Cia. Fábrica de Teatro e Aguiar Produções

Apoio: Imaginário Cultural e Cantinho de Caburé Ateliê Culinário

Coordenadora Geral, apresentadora e palestrante: Tássia Aguiar

Produtor Executivo e apresentador: Alan Mariano

Coordenador administrativo e apresentador: Rafael Soul

Assessor de Comunicação, mídia social e apresentador: Josuel Junior

Designer Gráfico: Caio Almeida

Vídeos: Ara Filmes

Desenho: Thiago de Paula

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do DF.


Acompanhe os bastidores do projeto pelo Instagram:@viadetroca

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Me chamo Carla Sabrina sou negra, mãe e candanga. Graduanda de Comunicação Social, na área de Publicidade, consultora de moda e marketing, e influenciadora por paixão.

You Might Also Like

0 comments