Ações sustentáveis para redução de despesas em condomínios - Nica por aí

Ações sustentáveis para redução de despesas em condomínios

  • terça-feira, julho 06, 2021
  • By Carla Sabrina
  • 0 Comments

O advogado e especialista em condomínios, Dr. Wilker Jales, dá dicas sustentáveis que possibilitam a redução dos custos nos condomínios

A importância da sustentabilidade em condomínios é muito grande, pois além de ser uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente, ajuda a melhorar a qualidade de vida de moradores, e também a valorizar o patrimônio e permite que o empreendimento reduza seus gastos. Mas, falar sobre o tema nas reuniões de condomínio pode acabar sendo polêmico. Em todos os prédios, sempre vão ter aqueles vizinhos que reclamam, os que defendem e os que pensam que pode ser trabalhoso demais realizar mudanças. O síndico é o responsável por tentar encontrar uma solução para apaziguar os ânimos, que pode ser complicado, mas extremamente necessário.

O advogado especializado em condomínios, Dr. Wilker Jalesconta que a sustentabilidade em condomínios são ações planejadas que abordam áreas ambientais, sociais e econômicas. Ou seja, preserva a natureza, melhora a qualidade de vida dos condôminos e reduz os gastos financeiros.  “Ações sustentáveis são bem simples e nem sempre precisam de muitos recursos, apenas boa vontade e um pouco de conhecimento. Mas para isso, o ideal é o síndico debater com os moradores quais ações querem implementar, para assim, seguirem o melhor caminho com resultado garantido.”, afirma.

Segundo o especialista, as três atitudes sustentáveis a seguir são essenciais para colocar a ação em prática no seu condomínio:

- Faça coleta seletiva e reciclagem: com a coleta, é possível separar, analisar e reutilizar o lixo. Os materiais recicláveis podem ser vendidos, gerando renda extra para o condomínio. O síndico deve estabelecer um espaço apropriado para que os moradores deixem o lixo, dividindo em categorias como metal, vidro, papel e orgânico. Em Brasília, existe uma campanha chamada “Campanha Cartão Verde”, organizada pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal – SLU, que incentiva moradores a fazerem as correções quando estiverem separando os lixos errado.

- Evite desperdício de água: para reduzir os gastos com água no condomínio, o ideal é implantar sistemas individuais, fazendo cada morador pagar pelo que consumiu. Um relógio para cada apartamento. Uma boa ideia também, é desenvolver campanhas que incetivam os moradores ao consumo consciente tanto para água quanto para energia. Pode parecer algo simples, mas cartazes espalhados pelos prédios são medidas importantes.

- Use lâmpadas LED: apesar de serem mais caras, são mais econômicas a longo prazo. Por ser um tipo de lâmpada com menor consumo energético, a troca irá reduzir cerca de 60% dos gastos com energia. O LED também proporciona maior durabilidade comparada com as fluorescentes comuns, durando anos a mais.

Existem diversas outras ações que podem ser implantas, basta o síndico juntamente com os moradores, fechar um plano estratégico para colocar em ação. É importante ressaltar que se o síndico se preocupa com a sustentabilidade no condomínio, ele não está fazendo a diferença só na vida dos moradores, mas também na cidade. De acordo com Dr. Wilker, outro ponto a ser considerado, é que essas mudanças não devem ser vistas como despesas, mas sim como investimento com retorno garantido.

Sobre o Dr. Wilker Lucio Jales – Advogado inscrito na OAB Seccional de Brasília-DF sob o n° 38.456, militante no Distrito Federal e Estados vizinhos, sócio proprietário do escritório Jales & Gomes Advogados, com atuação nas áreas cível, contratual, imobiliário e condominial desde 2013. Especialista em Direito Civil, Processual Civil, Imobiliário, Negocial e em Direito e Parlamento, com artigos publicados no Portal Condomínio no Play, tendo realizado diversas palestras em condomínios.

SERVIÇO

Jales & Gomes Advogados

Endereço: Rua Copaíba Torre A, 819-820 DF Plaza Century - Águas Claras, Brasília - DF, 71919-540

Mídias: https://www.instagram.com/wilkerjales/ 


Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Me chamo Carla Sabrina sou negra, mãe e candanga. Graduanda de Comunicação Social, na área de Publicidade, consultora de moda e marketing, e influenciadora por paixão.

You Might Also Like

0 comments