A cidade de Prado começa a se organizar para a temporada de observação de baleias jubarte - Nica por aí

A cidade de Prado começa a se organizar para a temporada de observação de baleias jubarte

  • sexta-feira, maio 13, 2022
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments


A proximidade da época de observação de baleias jubarte no litoral brasileiro traz otimismo para o trade turístico. De junho até outubro, principalmente entre o sul da Bahia e norte do Espírito Santo, é possível avistar em alto-mar os gigantes dos oceanos, que chegam a 16 metros de comprimento e de 40 toneladas.

O turismo de observação de baleias (whale watching) cresce em todo o planeta como consequência direta do fim das atividades de caça e do aumento gradual da população de jubartes. Além disso, movimenta a economia local, gera renda e emprego, estimula a atividade de serviços e incentiva os setores hoteleiro e gastronômico e as agências de viagens que oferecem pacotes exclusivos.

O whale watching também visa a contribuir para pesquisa científica e sensibilização da população para o desenvolvimento sustentável. O turismo de observação é uma eficiente ferramenta de conservação das baleias, agrega o valor econômico à sua proteção, mas é preciso que a atividade seja mantida sob constante monitoramento e rígida fiscalização.

As empresas do trade que trabalham com o turismo de observação de jubarte já se preparam para receber os turistas, mas devem estar atentas às medidas restritivas e demais regras de gestão. O turismo de observação de baleias em águas brasileiras é normatizado pela Lei Federal 7.643 de 1988, que proíbe o molestamento intencional de qualquer espécie de cetáceo, e pela Portaria IBAMA 117 de 1996, que define normas específicas para a atividade.

As agências de viagens e operadoras de turismo de Prado (BA) oferecem pacotes para a observação. O município é um dos melhores lugares para se avistar as baleias e já começa a se organizar para receber os turistas que vêm para a Bahia contemplar a jubarte.

Prado fica na região conhecida como Costa das Baleias, que inclui ainda Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Itanhém, Nova Viçosa, Mucuri e Teixeira de Freitas. A região é um verdadeiro santuário marítimo-ecológico, refúgio e berçário de jubarte.

A observação das baleias só pode ser feita de barco, cujos passeios são oferecidos pelas agências de turismo local. A embarcação tem ponto de partida em Prado, Cumuruxatiba e Corumbau. Alguns roteiros oferecem um passeio até o Arquipélago de Abrolhos, que fica a 75 km da costa baiana.

 

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comments