SÃO PAULO FASHION WEEK OCUPA NOVOS ESPAÇOS E PROVOCA NOVAS REFLEXÕES - Nica por aí

SÃO PAULO FASHION WEEK OCUPA NOVOS ESPAÇOS E PROVOCA NOVAS REFLEXÕES

  • terça-feira, maio 31, 2022
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments


FESTIVAL DE CRIATIVIDADE, MODA, ARTE, SUSTENTABILIDADE, INOVAÇÃO, CONHECIMENTO IRÁ ATÉ NOVEMBRO


O SPFWN53 acontece de 31 de maio a 04 de junho ocupando novos espaços na cidade: o Senac Lapa Faustolo e o Komplexo Tempo, onde ocorrerão a maioria dos desfiles, além do MAB (Museu de Arte Brasileira), Teatro FAAP e Hotel Rosewood. É novamente uma edição híbrida, com 22 desfiles presenciais e 19 digitais, e terá duas estreias, Dendezeiro e Thear, além de uma apresentação inédita da estilista Martha Medeiros. A semana inicia o Festival SPFW+In.Pactos, que termina na edição 54, em novembro. 


Este festival de Criatividade, Moda, Arte, Sustentabilidade, Inovação e Conhecimento provoca reflexões sobre o compromisso em torno das mudanças urgentes que precisam ser feitas para atingir as metas de um planeta mais harmonizado até o ano de 2030. As narrativas contextualizam o movimento do mercado de moda e da indústria criativa impulsionado pelas novas ferramentas tecnológicas que aceleram o processo de mudança.


Os desfiles no Senac trazem uma pioneira interação com o meio acadêmico. Estudantes da instituição acompanharão o SPFW, em uma troca inédita de experiências.  Os alunos trabalharão em diversas áreas, se integrando ao mercado durante estes dias. No Komplexo Tempo, recém-inaugurado em galpões antigos do século passado, no tradicional bairro da Mooca, grande polo histórico da indústria têxtil, o SPFW reitera seu papel no reposicionamento de territórios da cidade.



FESTIVAL SPFW + IN.PACTOS


O Festival SPFW + IN.PACTOS atrai a atenção para  o seu conceito. Em um movimento de reinvenção, a diversidade e os novos formatos ganharam destaque diante de um cenário de constantes mudanças. Processos foram acelerados graças às ferramentas tecnológicas, possibilitando avanços dentro do ambiente digital. Diante dessas questões, o olhar fica focado nos novos pactos internos e setoriais que irão promover mudanças.


Lidar com cenários mutantes e voláteis exige novos processos e estratégias, hábitos e comportamentos. O que o design pode fazer para acelerar a transição para um projeto alinhado com os interesses e objetivos de um novo mundo? Quem são os novos protagonistas, a nova safra de sementes a ser germinada? Onde estão e quais são os novos projetos? Como incorporar os princípios de uma nova economia circular e afetiva no desenho da solução?


Na fronteira de diversos universos, o Festival SPFW + In-Pactos reafirma o poder da criação e da inovação. Mais do que nunca é preciso reconhecer a imaginação como recurso ilimitado, infinito, num momento em que outras noções de tempo e espaço abrem horizontes de possibilidades ao projetar futuros potenciais.



MODA EMPREENDEDORA


Durante o Festival, será realizado de junho a novembro o Moda Empreendedora, em conversas para compartilhar e gerar aprendizados e conhecimentos na cadeia criativa, com temas ligados às temáticas propostas. O SPFW reafirma novos caminhos para o processo de transformação em parceria com o banco digital C6 Bank, Iguatemi e Sou de Algodão. 


Com apoio institucional da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o SFPW reforça os conceitos de transformação urbana e de qualificação oferecendo maiores oportunidades de construção de um ambiente sustentável, destacando a diversidade dos territórios e a riqueza multicultural da cidade. 


Os processos criativos estão na base do desenvolvimento econômico das sociedades. Cidades e regiões que conseguem atrair atividades econômicas associadas à inovação e criatividade têm maiores oportunidades de promover um desenvolvimento sustentável, graças à forte expansão das novas economias, mais intensivas em conhecimento, talento e tecnologia, assumindo papeis mais ativos ao contribuir com as iniciativas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), até 2050, a previsão é de que 66% das pessoas vão viver em cidades. E é nas cidades que iremos gerar a grande força da economia – 85% do PIB global; 75% do consumo global de recursos. Mas também é na cidade onde geramos a maior pressão sobre o meio – 60 a 85% das emissões globais de gases de efeito estufa; 50% da produção global de resíduos, sem falar nos impactos sociais.


É necessário apontar momentos como agora de transformação que são rápidos e constroem o futuro hoje. Momentos disruptivos que abrem janelas de oportunidades para quem tem coragem de se reinventar. São esses momentos que nos conduzem às inesgotáveis fontes de recursos e criatividade que todos possuímos em torno de propósitos comuns. Este é um chamado às pessoas para abraçar o novo e exercer novos pactos.


Abaixo, o line up:


SPFW N53



DIA 31/05 - TERÇA FEIRA
20h00 À LA GARÇONNE

DIA 01/06 - QUARTA FEIRA
15h30 MARTHA MEDEIROS
16h30 FAUVE
17h00 PONTO FIRME
18h00 DENDEZEIRO
18h30 TA STUDIOS
20h00 ROCIO CANVAS
21h30 BOLD STRAP

DIA 02/06 - QUINTA FEIRA
13h00 ANACÊ
14h00 RENATA BUZZO
16h00 SANKOFA: MENINOS REI
17h30 SANKOFA: NAYA VIOLETA
18h00 FREIHEIT
18h30 MODEM
19h00 MNISIS
20h00 IGOR DADONA
20h30 APARTAMENTO 03
21h30 MISCI

DIA 03/06 - SEXTA FEIRA
14h00 VICTOR DA JUSTA
14h30 SANKOFA: SILVÉRIO
15h30 ALUF
16h00 MARTINS
17h00 THEAR
17h30 JOÃO PIMENTA
18h00 WILSON RANIERI
18h30 GLORIA COELHO
20h00 LINO VILLAVENTURA
21h00 HANDRED
21h30 WALÉRIO ARAÚJO

DIA 04/06 - SÁBADO
13h00 NERIAGE
14h00 SOUL BÁSICO
14h30 WEIDER SILVEIRO
15h00 RONALDO SILVESTRE
15h30 SANKOFA: AZ MARIAS
16h00 CORCEL
17h00 SANKOFA: SANTA RESISTÊNCIA
18h30 DEPEDRO
19h00 LED
19h30 ÀLG
20h00 ATELIÊ MÃO DE MÃE
21h30 ISAAC SILVA
*em amarelo estão os que serão presenciais

Todos os desfiles serão transmitidos nas seguintes plataformas:
Instagram
Facebook
Youtube


 

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comments