Facilite sua rotina de estudos com 8 comandos do ChatGPT - Nica por aí

Facilite sua rotina de estudos com 8 comandos do ChatGPT

  • sexta-feira, maio 05, 2023
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments



Otimize seu tempo de aprendizado e aumente sua produtividade com essas dicas essenciais do ChatGPT


Entre fãs e haters, há uma unanimidade: o ChatGPT causou uma revolução - no mercado de trabalho, na comunicação e, definitivamente, na educação. Para parte dos especialistas, não há o que temer sobre o seu uso no ensino dos jovens. É o que acredita o professor Paulo Jubilut, biólogo e mestre em ciência e tecnologia. À frente de uma das principais edtechs do Brasil focada em pré-vestibular e Enem, o Aprova Total, Jubilut explica que a fortaleza da ferramenta é ser treinada para gerar respostas de todos os tipos a partir de comandos de texto. "Mais do que explicações, a ferramenta formula caminhos assertivos para o aluno ser mais eficiente ao estudar para as provas", afirma.


Confira os comandos que valem ouro para transformar o ChatGPT no melhor parceiro de estudos.


1) Mapas mentais

A primeira técnica serve para ajudar a fazer mapas mentais, uma estrutura visual que auxilia a organizar ideias relacionadas a um tópico central. E o ChatGPT pode ajudar a montar esse mapa. Quanto mais informações receber, melhor ficará o resultado. Se você tá estudando sobre fotossíntese, por exemplo, você pode digitar os comandos:

Tópico: fotossíntese

Crie um mapa mental sobre o tópico acima.

Liste a ideia central, os ramos principais e os sub-ramos.

A partir desses ramos e sub-ramos que ele deu, é possível desenhar o mapa mental no caderno ou no computador mesmo.


2) Cronograma de estudo

Uma das grandes dificuldades na hora de estudar é saber por onde começar. Para facilitar a organização, o ChatGPT pode criar um calendário de estudos. É preciso ser específico sobre o assunto, e sobre como e quando gostaria de estudar. É possível fazer um plano de estudos para o dia, semana, ou períodos maiores de tempo. Para um cronograma de revisão para o sistema digestório, por exemplo, basta digitar o comando:


Tópico: Sistema digestório

Crie um cronograma de estudos para um estudante de vestibular revisar o sistema digestório.

O cronograma deve cobrir uma semana.

O cronograma deve dividir o tópico acima em tópicos individuais de aprendizagem.

O cronograma deve incluir pausas para alimentação, pausas para exercícios e dormir.

Cada dia deve ser exibido em blocos de tempo.

3) Simulado personalizado

Uma ótima maneira de estudar é por meio de questões, mas nem sempre é fácil achar na internet exercícios que são exatamente sobre determinado assunto. Você pode usar o ChatGPT para gerar um banco de questões no estilo da prova que você vai fazer. Por exemplo:


Tópico: Segunda Guerra Mundial

Escreva uma pergunta de múltipla escolha sobre o tópico acima com 1 resposta correta e 4 respostas incorretas.

As respostas devem ser rotuladas de A a E.

Cada resposta deve ter uma explicação.


4) Questões discursivas

Além dos exercícios de múltipla escolha, você pode pedir paro chat elaborar questões discursivas, depois corrigindo cada uma. Assim, é possível realizar uma revisão ativa dos temas estudados. Por exemplo:


Tópico: Reino Monera

Você vai me fazer uma pergunta sobre o tema acima.

Você vai esperar e então eu darei uma resposta.

Depois que eu responder, você dirá se minha resposta está correta ou incorreta e fornecerá uma explicação.


5) Resumo

Ao repassar uma determinada matéria, peça para o ChatGPT escrever um texto sobre um tópico específico. Formule o seguinte:

Tópico: Fluxo de energia na cadeia alimentar

Eu quero que você aja como um redator e escreva um texto curto sobre o tópico acima. Pesquise o tópico acima, formule uma tese e crie um texto informativo de até 3 parágrafos.


6) Explicação de conteúdos

Sabe quando você está estudando e lê um texto cheio de palavras difíceis, ou então você não consegue entender um conceito no texto e fica travado naquele assunto? O ChatGPT pode reformular o texto incompreendido ou mostrar uma nova definição para o conceito. Por exemplo:

Tópico: Polialelia

Eu quero que você dê uma definição sobre o tópico acima. Pesquise sobre o tópico acima, escreva a definição do conceito em um parágrafo, e dê 3 exemplos abaixo da definição em forma de lista.

7) Flashcards

Use o ChatGPT para criar flashcards sobre um tópico, inserindo as informações que você deseja lembrar e solicitando um flashcard pra ele. Por exemplo:


Tópico: Fotossíntese

Eu quero que você crie uma tabela de 2 colunas com 5 perguntas e respostas sobre o tópico acima no formato:

Pergunta | Resposta


8) Argumentos e soluções

Para complementar uma dissertação, você pode pedir para o ChatGPT listar soluções sobre um tópico específico e mostrar sugestões sobre como enfrentar uma determinada situação. Por exemplo:

Tópico: Aquecimento Global

Eu quero que você sugira soluções e medidas viáveis para o enfrentamento do tópico acima. Cite 3 sugestões sobre o que poderia ser feito.


Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comments