#SemProblema: Como organizar o post de acordo com o SEO - Nica por aí

#SemProblema: Como organizar o post de acordo com o SEO

  • quinta-feira, setembro 21, 2017
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments



Hoje voltamos com mais um post da serie #SEMPROBLEMA. E no post de hoje vamos tratar de um problema que todos nos que temos blog passamos: COMO ORGANIZAR O POST DE ACORDO COM O SEO? Eu vou ensinar algumas maneiras bem simples de resolver esse problema.

Fiquei muito feliz com o retorno do ultimo post dessa serie falando sobre como rankear bem seu vídeo no youtube (se não viu corre lá depois de ler esse post). Eu sou daquelas que sempre acha que novidade boa tem que ser compartilhada. E quando eu comecei a ter blog eu não sabia de nada e não tinha ninguém que poderia me ajudar, mesmo lendo em sites eu não entendia. Por isso criei essa serie de posts. E hoje vou dar algumas dicas incríveis para melhorar o seu post e conseguir atrair mais visitas e consequentemente mais leitores.

Você sabe o que é SEO?

SEO é a sigla para a frase em ingles Search Engine Optimization que significa otimização para mecanismos de busca. Ficou ainda mais confuso? Vou explicar melhor então, se trata de otimizar a sua pagina na web (ou o site inteiro) para que ele seja mais acessível aos sites de buscas. Saber como utilizar o SEO ajuda a melhorar o posicionamento da sua página nos mecanismos de busca, aumentando o numero de acessos.

Como funcionam os sites de buscas?

Os sites de busca, como por exemplo o Google, busca todas as páginas na internet, entram em cada um dos links e leem as informação daquelas paginas, salvando tudo o que encontrarem nos servidores e organizando tudo como se fosse uma biblioteca.

E agora vamos as tão queridas DICAS:

Qualidade do conteúdo

Pesquisem bem, expliquem as coisas nos mínimos detalhes, respondam duvidas. Tudo isso te ajuda a não só aumentar seu conteúdo mas também garantir que as pessoas voltem para ele. Fora que,  quanto melhor for o seu conteúdo, melhores as chances do seu post aparecer na primeira pagina.

Tamanho do Post

O tamanho influencia bastante. Em uma pesquisa feita pela  Search IQ, a média de tamanho dos conteúdos que figuram nas primeiras posições era de aproximadamente 2.500 palavras. Por que isso? Simples, os sites de pesquisa procuram os conteúdos mais completos para os leitores.

POREM, isso não é obrigatório. Não precisa escrever uma bíblia em formato de post, foca no conteúdo e não no tamanho do post (gente isso soou meio mal mas vocês entenderam né?). O ideal é que o seus posts não tenham menos de 300 palavras, porque isso acaba fazendo o seu site ser mal rankeado. Sim, isso é real. Meu blog no passado tinha posts muito curtos e as visualizações eram poucas, hoje em dia tenho mais de 11 mil visualizações por mês e isso graças aos meus posts (e a vocês) serem mais longos e com mais conteúdo.

Confiram abaixo o tamanho do post dos primeiros 10 resultados das pesquisas:


o que é seo
Imagem: SerpIQ


Crie um ótimo Título


O Título é um dos fatores mais importantes tanto para rankear seu site quanto para garantir uma alta taxa de cliques no seu conteúdo. Para ter um bom título você precisa:
  • Ter aproximadamente 55 caracteres e no máximo 70;
  • Palavra-chave à esquerda;
  • Ser único (não copia o coleguinha);
  • Ser objetivo.


URLs amigáveis


As URLs ajudam a rankear o post. Por isso lembre-se de colocar a palavra-chave do seu post nela. Quanto menos elementos além da palavra-chave tiver na sua URL, melhor para ser rankeado e visualmente também. Pensa só, qual fica melhor:
  • Seusite.com/post-com-os-melhores-videos-do-youtube-de-2017
  • Seusite.com/melhores-videos-youtube-2017.
As melhores práticas para se fazer uma URL amigável são:
  • Conter a palavra-chave;
  • Ser curta;
  • Nunca atualize a sua URL depois do conteúdo ser postado;
  • Conter hifens para separar as palavras(o Google não lê espaços);
  • Ser relacionada ao título do post.
O que você deve evitar:
  • URLs que não fazem nenhum sentido para o leitor;
  • números nas URLs;
  • URLs enormes;
  • Caracteres indevidos (pontos, letras maiúsculas, etc.);
  • Abusar de subdomínios (ex.: seusite.com/blog/conteudos/marketing).


Otimização de imagens


Primeiramente, os sites de pesquisa não enxergam imagens da mesma forma que o usuário. Eles precisam de elementos textuais para entender do que se trata aquela imagem e apresentá-la como resultado em alguma busca. Por isso, que antes de colocar uma imagem no seu post você precisa salva-la com um nome que se relacione com o conteúdo da foto. Evite salvar como “ashahsuha.jpg” (eu sei que você salva assim, todos salvam assim).

Crie um texto alternativo para a imagem pois ele é importante para que os mecanismos de pesquisa entendam do que se trata aquela imagem, mas também para estes casos:
  • Leitores de tela 
  • Descrição em imagens desativadas
  • Descrição das imagens nas buscas do Google.
Crie um texto alternativo com a palavra-chave do seu texto. E seja breve, apenas uma frase. Para colocar o texto alternativo basta clicar na imagem com o botão direito e clicar em “propriedades”.

Tamanho da imagem


Imagens muito pesadas podem comprometer o carregamento da sua página, o que DE NOVO, compromete seu rankeamento. Fora que ninguém tem paciência com sites demorados.

Linkagem interna


A linkagem interna é uma técnica que eu ainda estou aprendendo a usar. Ela consiste em colocar links para outros posts dentro do seu post. Ficou confuso? Ok vou explicar melhor. Você notou que eu comentei do ultimo post dessa serie no inicio do post? Espero que tenha notado pois era uma técnica de Linkagem Interna. Isso alem de atrair seus leitores para outros posts melhora a experiência do usuário nos seus posts.

Design Responsivo


Os sites de busca, como o Google prioriza sites mobile friendly no momento de definir o posicionamento das páginas. Mas não os leitores que leem no celular agradecem também.

Descrição do Post

UFA! Fique tranquilo ele não influencia no rankeamento MAS ajuda o seu leitor a saber do que se trata o post. Para que a sua descrição seja boa ela deve:
  • Usar a palavra-chave;
  • Resumir e induzir o leitor a ler o seu conteúdo (benefícios);
  • Ter 150 caracteres;
  • Não usar um pedaço da introdução;
  • Não enganar os leitores.
Se você, assim como eu, tem dificuldade em criar descrição de post não se preocupe porque eu tenho alguns exemplos que eu uso:
  • PARA POST DE VIAGEM: Confira nesse post dicas para conhecer o melhor de CIDADE no PAÍS em apenas NUMERO DE DIAS dia. Com pontos turísticos e os Lugares Principais.
  • OUTROS: (exemplo) Cachorros são os melhores amigos do homem, isso já sabemos. Por isso nesse post vou mostrar as melhores racas de cachorro para se criar em um apartamento.

Botões de Compartilhamento


Assim como as descrições, os botões de compartilhamento não serão diretamente um fator de rankeamento (ufa!). Porém é uma prática fundamental para que os seus leitores consigam compartilhar os seus posts.

Localidade

A localidade é um fator que influencia diretamente no SEO. Os sites de busca procuram resultados de acordo com a sua localidade. Por isso sempre coloque ela em um post.

DICA EXTRA

Agora a ultima dica que é uma das mais importantes. Crie conteúdo que inspire as pessoas para que o seu conteúdo seja indicado. Todo site que coloque um link para o seu te indicando melhorara a sua relevância na internet. Quanto mais indicações você receber, maior será a sua relevância. Mas não precisa ser só indicações de outros blogs, se seu conteúdo for muito compartilhado isso já vai ajudar na sua relevância na internet.


PARA TUDO! Se você agora está fazendo cara de peixe com os olhos pra fora pensando “ai nunca vou conseguir fazer tudo isso” RELAXA. Eu descobri o ferramentaseoblog.com.brum site MARAVILHOSO que avalia seu post automaticamente. Basta preencher e clicar em OK, depois você avalia se teve algo de errado no post e corrige. (Obrigada internet)

Espero que essas dicas ajudem vocês! Tenho mais dicas desse tipo para Instagram, Blog e outros, se vocês gostaram compartilhem com os amigos pois toda penúltima terça do mês tem #SemProblema. Testem essas dicas e me contem nos comentários. E não se esqueçam de compartilhar essas dicas com os amigos. Se der certo me avisem! Vocês tem mais alguma dica? Vamos conversar nos comentários!


Quer dicas sobre instagram? Confira: Como e por que usar o Instagram?

Para acompanhar um pouco mais das minhas aventuras, é só seguir nas redes sociais: 

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comments