BLACK FRIDAY: Dicas para não cair em tentação nessa sexta - Nica por aí

BLACK FRIDAY: Dicas para não cair em tentação nessa sexta

  • sexta-feira, novembro 23, 2018
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments

BLACK FRIDAY: Dicas para não cair em tentação nessa sexta

Black Friday é um dos eventos mais esperados do ano pelos compradores, mas pode te trazer arrependimentos grandes.

Você é daquele tipo que não pode ver uma promoção? Passa na frente de uma loja e já fica de olho no que poderia comprar? Então, a Black Friday pode ser o seu verdadeiro ponto fraco.

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday é o evento que marca a abertura da temporada das compras natalinas. Realizada sempre na última sexta-feira do mês de novembro, ela é muito conhecida pelos descontos.


Ainda assim, com alguns lojistas acusados de maquiar promoções com ofertas que na verdade nunca existiram, ela causa estragos no bolso dos que não pensam no futuro e compram o que aparecer pela frente.

Nos Estados Unidos eles levam a sério essa questão dos descontos. Alguns produtos chegam a ter 70% de desconto, mas no Brasil não foi bem assim que o evento se estabeleceu. No Brasil desde 2010, a Black Friday acabou ficando com uma fama um tanto nebulosa e fraudulenta.



Esses são os momentos de “tentação”, em que é necessário repensar os conceitos de educação financeira e prezar sempre pelo seu bem-estar no futuro, e não em um prazer momentâneo. No bom e velho português, tratando-se de finanças pessoais, na Black Friday, o medo pode ser o seu melhor amigo.

Imagem relacionada

Para não cair em tentação e acabar entregando meses de boas práticas com as suas finanças, resolvemos separar algumas dicas que podem te ajudar a pensar melhor sobre os seus investimentos nesta data que ninguém no Brasil consegue sair totalmente imune:

1 - PLANEJAMENTO É TUDO: ANALISE SEU ORÇAMENTO

Nada como um bom tratamento de choque para se convencer de que, na verdade, nem precisa tanto. Reveja o seu orçamento, verifique seus últimos gastos, você realmente está com dinheiro na conta sobrando para fazer compras?

Pense nas suas prioridades, deixe o cartão de crédito de lado. Isso pode te ajudar a ter uma noção mais clara sobre a sua saúde financeira.


2- NÃO COMPRE NADA POR IMPULSO

Evite novas dívidas por conta da sua empolgação. É natural, a gente sabe, acender uma luzinha consumidora dentro de si com tanta propaganda toda hora e preços que realmente parecem tão atrativos. Mas, pense e pense mais uma vez: eu realmente preciso disso?

Muitas vezes, podemos comprar algo. O dinheiro está sobrando no nosso bolso, mas ele pode ser investido de uma maneira mais inteligente, que vai gerar lucros e não apenas comprando produtos em promoção. É um bom exercício!




3 - NÃO CAIA EM FALSAS PROMOÇÕES

Uma prática que ficou conhecida no Brasil na época da Black Friday: o comerciante passou a aumentar seus preços uma semana antes, para então diminuir novamente para o valor normal no dia do evento, “maquiando” um desconto que nunca existiu.

Dessa forma, preste muita atenção para não ser enganado com esse tipo de promoção. Se o seu principal mote para este evento é que não dá para desperdiçar um bom desconto, você pode estar sendo apenas vítima de uma ilusão.


4 - MANTENHA O FOCO E PESQUISE PREÇOS

Se, apesar de tudo isso, você acha realmente que está precisando muito de algo e pode aproveitar nesta Black Friday, é essencial que você tenha se programado para isto antes, sem deixar que esse desejo comprometa economias guardadas para outros fins.

Se você tiver se programado e tiver algum dinheiro separado para tal, pesquise muito bem, reveja o mesmo produto em vários lugares e não esqueça de checar a credibilidade das lojas que está interessado, caso a sua compra seja pela internet.


5 - LEMBRE-SE: NATAL E ANO NOVO ESTÃO LOGO AÍ

Funciona, é sério. Quer muito comprar uma Tv nova, mas já tem uma tv novinha em casa? Reflita, e se quiser até coloque no papel todos os gastos que terá no final do ano com festas em família, possíveis férias e tudo mais.

A Black Friday é uma prévia das compras natalinas, como já falamos anteriormente, mas ela não foi pensada para comprometer a sua árvore de presentes no final do ano. Já pensou como as crianças podem ficar tristes?

SEU FUTURO VALE MAIS

Quem não gosta de comprar coisas novas? Todo mundo, mas a questão nunca foi essa. Como você já deve saber na sua rotina de economias é que para cada escolha existe uma renúncia. Que legal seria, no lugar de investir num eletrônico, aproveitar uma grana extra e investir em algum fundo de investimento?

Fazer o seu dinheiro render mais, quem sabe? E não precisa arriscar as suas economias, existem investimentos seguros para você também, só precisa pesquisar e saber qual deles é mais adequado ao seu perfil.

previdência privada, por exemplo, é um dos investimentos mais seguros hoje em dia, regulada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Procure uma seguradora de confiança, saiba qual a melhor escolha para você.

Gostaram das dicas? Pretendem testar?
Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos.
Para acompanhar um pouco mais sobre mim é só me seguir no Instagram e no Youtube.

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comments