Empresas investem em extração sustentável na região Amazônica - Nica por aí

Empresas investem em extração sustentável na região Amazônica

  • quarta-feira, setembro 30, 2020
  • By Carla Sabrina
  • 0 Comments


Com o planeta correndo grande risco ambiental, aumenta a demanda por produtos sustentáveis. E a região amazônica se apresenta como uma importante fonte natural de ingredientes para diversos produtos industrializados. Na maior floresta tropical do mundo há uma riqueza de frutas e sementes, que podem ser usadas na produção de cosméticos, artesanato, acessórios e na culinária. Colaborando para a preservação da área, atualmente existem diversos projetos que incentivam o manejo sustentável dessas riquezas, que ajudam a manter a floresta e beneficiam as pessoas que vivem em torno dessa economia sustentável.

Entre os ingredientes que fazem grande diferença na região, estão várias sementes, como a ucuuba, a andiroba e o murumuru. Oleaginosas, elas têm diversas aplicações no dia a dia. O murumuru, por exemplo, é um ingrediente que pode ser utilizado em vários cosméticos, como shampoos e condicionadores, tendo papel fundamental na nutrição e hidratação dos fios de cabelos. Entre as empresas que realizam trabalhos sustentáveis na Amazônia está a Unilever, produzindo cosméticas da linha Love Beauty and Planet com manteiga de murumuru.


Empresas que operam na área e participam de projetos de sustentabilidade responsável recebem o certificado UEBT, certificado internacional criada pela União para o Biocomércio Ético. O selo é uma confirmação que produtos passaram por uma avaliação de práticas que garantem a manutenção dos ecossistemas.

Já a ucuuba é uma semente que gera uma manteiga muito rica, que pode ser usada em produtos com elastina e colágeno, sendo propícios para a regeneração da pele. A árvore ucuuba é encontrada em regiões alagadas, no estado do Pará, e está listada como ameaçada de extinção.

Por sua vez, a andiroba tem aplicações diversas. Podendo ser utilizada na aplicação tanto de cosméticos quanto de remédios. Rica em vitaminas e minerais, ela produz vários benefícios para a saúde, como hidratação, além de ser um emoliente poderoso e apresentar ação anti-inflamatória. Essa semente, aliás, já é usada pelos indígenas e amazonenses há muitos anos como um remédio.

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Me chamo Carla Sabrina sou negra, mãe e candanga. Graduanda de Comunicação Social, na área de Publicidade, consultora de moda e marketing, e influenciadora por paixão.

You Might Also Like

0 comments