Festival Mosaico Cultural tem mais de 50 apresentações e oficinas - Nica por aí

Festival Mosaico Cultural tem mais de 50 apresentações e oficinas

  • quinta-feira, setembro 24, 2020
  • By Carla Sabrina
  • 0 Comments


O festival ainda apresenta as oficinas Canto no Seu Canto, com aulas de canto online, e Faça Você Mesmo, de produção audiovisual em baixo orçamento

A criatividade do DF se reúne para apresentar um grande Mosaico Cultural. Entre 26 de setembro e 25 de outubro, a música, o teatro, a literatura, o artesanato, o audiovisual e o patrimônio cultural do território chegam à sua casa de forma gratuita, através do Youtube, como festival multilinguagem. Ao todo, o evento apresenta cerca de 90 horas de conteúdo ao vivo em múltiplos horários, com direito a dois festivais de música, apresentações teatrais, oficinas criativas, sarau de poesia, atividades audiovisuais e até uma feirinha virtual.

Com mais de 50 atividades previstas ao longo do mês de realização, o Mosaico Cultural é espaço aberto para troca e aprendizado, com oficinas e cursos que versam sobre música, teatro, audiovisual e empreendedorismo. Além disso, apresenta programação musical de peso, com nomes de destaque do cenário do DF e novos talentos. 

Grupos de diferentes RAs da capital do Brasil compõem o festival, que reúne coletivos de São Sebastião, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Guará e Recanto das Emas. Este Mosaico Cultural desafia artistas e coletivos a se expressarem no mundo virtual, experimentando novas linguagens, formatos e futuros atravessados pela pandemia, e apresentando conteúdos exclusivos para a web.

Realizado pela Box Companhia de Arte, correalizado pelo coletivo Criolina e o Instituto SOMA Cidadania Criativa, e com fomento da Secretaria de Cultura e do Governo do Distrito Federal, o Mosaico Cultural reúne esforços do mandato do Deputado Leandro Grass em injetar recursos na economia cultural do DF em tempos difíceis para este setor, gravemente impactado pela crise econômica atribuída ao novo Coronavírus.

A música estará bem representada em duas iniciativas de núcleos propulsores do setor no DF: o Criolina Instrumental e o projeto Utopia. Atuante na noite do DF há 15 anos, o Criolina transmitirá os shows da cervejaria homônima - sem plateia -, contemplando 16 grupos selecionados pelo Coletivo, destacando o protagonismo da música instrumental da cidade, que se revezam em oito dias de programação. 

No line-up figuram: Gypsy Jazz Club, Funqquestra, Passo Largo, Muntchako, Face Quarteto, Esdras Nogueira e Grupo, Paula Zimbres, Zé Krishna e Amigos Eternos, Pablo Fagundes Grupo, Forró Red Light convida Martinha do Coco, Brasília Samba Jazz, Bradixie Band, Rodrigo Bezerra e Grupo, Ian Coury Trio, Marlene Souza Lima e Capivara Brass Band. Ao final da programação, no dia 24/10, o coletivo Criolina apresenta ainda uma edição especial de sua festa virtual Tela Plana, sucesso de público ao longo do período de isolamento social. 

Já no Festival Utopia, associado à rádio comunitária Utopia de Planaltina (Associação de Difusão Comunitária Utopia, presente na comunidade há 24 anos), 20 artistas e bandas selecionadas por edital apresentarão showcases de seus trabalhos. Os selecionados recebem ajuda de custo para a gravação e concorrem a prêmios de até R$ 1.650,00 oferecidos aos três grupos com mais curtidas em vídeo específico de divulgação do show em suas contas de Instagram. A saga pelos likes acontece ao longo de todo o Mosaico. 

O teatro tem lugar marcado neste Mosaico, com atividades para toda a família. A Companhia Celeiro das Antas, do alto de seus 29 anos recém-completos e memória fundada na RA do Núcleo Bandeirante, apresenta oficinas pedagógicas ligadas à técnica do humor físico, direcionadas a jovens do EJA (entre o 7º e 3º ano) como parte do projeto Antas Confinadas, criado exclusivamente para a programação do Mosaico Cultural. Ao final, as oficinas ministradas pelo aclamado diretor José Regino e integrantes do grupo ganham tom prático, a partir da análise da versão do clássico “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare. 

A primeira infância também tem vez na programação, com a participação da Cia. Fábula, de São Sebastião. Com espetáculos pensados para crianças entre três e oito anos, o grupo traz 12 lives de peças infantis, exibidas em três programas semanais: Confabulando com o palhaço Café; Eternas Fábulas; e Diversão com o Rei Zezão.

O Sarau das Sebastianas também é presença garantida no projeto e contará com quatro sessões ao vivo, trazendo para as telas a potência deste movimento feminino na comunidade de São Sebastião. As artistas provam a força da poesia periférica nestas apresentações e vão além desta linguagem, reunindo mulheres musicistas e performers, reforçando o foco na difusão da literatura.

Outra oficina que também promete repercussão é a de canto online do projeto Canto No Seu Canto, ministradas diretamente de São Sebastião. Na atividade, 20 jovens e adultos terão aulas direcionais de técnica vocal. Com aulas teóricas de segunda à sexta, e prática vocal aos sábados com convidados especiais, a atividade pretende formar novos cantores para projetos solo ou em coro. O curso é ministrado pelo pedagogo e regente Júnior Prudêncio, atuante na educação musical há 16 anos. Quem o acompanha nas aulas online é Victor Júnior, pianista e professor. Já os convidados são: Janayara Lima (cantora), Sandra Teixeira (musicoterapeuta), Soyane Schisler (fonoaudióloga), e Waldir Cordeiro e os alunos do coral Santo Afonso.

O Mosaico Cultural inova e conta, ainda, com uma versão online da Feira da Pracinha do Museu Online, tradicional evento semanal que acontece na Praça do Museu Histórico de Planaltina, cujas atividades também foram interrompidas em razão da pandemia. Ao todo, 20 artistas selecionados em chamada pública se apresentam ao longo do festival. A Feira da Pracinha do Museu é uma iniciativa da Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina, entidade criada em 2007.

Por fim, Mosaico apresenta o webcurso Faça Você Mesmo, com oficinas de produção de conteúdo audiovisual em baixo custo, impactando cerca de 100 jovens do Recanto das Emas, Samambaia e Riacho Fundo, e apresentando mostra com os vídeos produzidos ao final do processo, tendo como foco os temas de sustentabilidade e ciências. 


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

26 de setembro a 25 de outubro

Toda programação será exibida em youtube.com/mosaicoculturaldf

Criolina Instrumental

Quintas-feiras e sábados, sempre às 20h e 22h.

26/09 – sábado

20h: Gypsy Jazz Club 

22h: Funqquestra 

01/10 – quinta

20h: Passo Largo 

22h: Muntchako 

03/10 - sábado 

20h: Face Quarteto

22h: Esdras Nogueira e Grupo 

08/10 – quinta

20h: Paula Zimbres 

22h: Zé Krishna e Amigos Eternos 

10/10 - sábado 

20h: Pablo Fagundes Grupo

22h: Forró Red Light convida Martinha do Côco

15/10 – quinta

20h: Brasília Samba Jazz 

22h: Bradixie Band 

17/10 - sábado 

20h: Rodrigo Bezerra Trio

22h: Ian Coury Trio

22/10 – quinta

20h: Marlene Souza Lima

22h: Capivara Brass Band

Sarau das Sebastianas

Quartas-feiras, sempre às 20h.

30/09 (quarta)

20h e 20h55: Nanah Farias (abertura e encerramento) 

20h05 e 20h40: Donas da Rima (música)

20h15 e 20h30: Nanda Fer Pimenta (poesia)

20h25: Gabi Viola (música)

07/10 (quarta)

20h e 20h55: Nanah Farias (abertura e encerramento) 

20h05, 20h25 e 20h40: Carol Carneiro (música)

20h15: Xibi Rodrigues (poesia)

20h30: SeiraBeira (poesia)

14/10 (quarta)

20h e 20h55: Nanah Farias (abertura e encerramento) 

20h05, 20h25 e 20h40: Bia Estiano (música)

20h15: Cristiane Sobral (poesia)

20h30: Lilia Diniz (poesia)

21/10 (quarta)

20h e 20h55: Nanah Farias (abertura e encerramento) 

20h05, 20h25 e 20h40: Carliane Alves (música)

20h15: Estela Sena (poesia)

20h30: Maria Tavares (performance)

Cia. Fábula

Segundas, Terças e Quartas-feiras, sempre às 16h.

SEGUNDAS: CONFABULANDO COM O PALHAÇO CAFÉ

28/09: A Raposa e a Galinha

05/10: A Tartaruga e a Lebre

12/10: O Rato do Campo e o Rato da Cidade

19/10: O Leão e o Ratinho

TERÇAS: ETERNAS FÁBULAS 

29/09: O Lobo Mau e as Três Ovelhinhas

06/10: O Patinho Feio

13/10: Os Três Porquinhos

20/10: Chapeuzinho e o Lobo Cerradinho

QUARTAS: DIVERSÃO COM O REI ZEZÃO

30/09: O que é o que é: Músicas Inventadas

07/10: O que é o que é: Regionalismos Brasileiros

14/10: O que é o que é: Matemática, Português e Conhecimentos Gerais

21/10: O que é o que é: Desafio da Farinha

Celeiro das Antas em Antas Confinadas

Compartilhando saberes sobre a construção do riso.

Terças e quintas, sempre às 17h.

29/09 (terça): Aula 1 – Sobre o treinamento do ator, com Zé Regino e Kelly Costty.

01/10 (quinta): Aula 2 – Sobre circunstâncias propostas, objetivo da personagem e centro de energia imaginário, com Zé Regino e Félix Saab.

06/10 (terça): Aula 3 – Sobre ação/reação e ritmo, com Zé Regino e Rodrigo Lélis.

08/10 (quinta): Aula 4 – Sobre respiração consciente, impulso e adaptação, com Zé Regino e Elisa Carneiro.

13/10 (terça): Aula 5 – Sobre a estrutura da comédia, com Zé Regino e Elisa Carneiro.

15/10 (quinta): Aula 6 – Mediação sobre as técnicas apresentadas a partir da apresentação de Sonho de Uma Noite de Verão - parte 1, com Zé Regino e Elisa Carneiro.

20/10 (terça): Aula 7 – Mediação sobre as técnicas apresentadas a partir da apresentação de Sonho de Uma Noite de Verão - parte 2, com Zé Regino e Kelly Costty.

22/10 (quinta): Aula 8 – Mediação sobre as técnicas apresentadas a partir da apresentação de Sonho de Uma Noite de Verão - parte 3, com Zé Regino e Elisa Carneiro.

Feira da Pracinha do Museu Histórico de Planaltina em Casa

Todo domingo, a partir das 17h.

20 artistas e atividades sob seleção pública cujas inscrições terminam no dia 25 de setembro.

27/09 (domingo): Curadoria de cinco convidados realizada pela AACHP: show da banda de reggae Mmaraul, formada há uma década; oficina de acessórios com materiais naturais oferecida pela Mulungu; Contação de histórias com a atriz e cordelista Lelê; oficina de artesanato e reciclagem com Davi Cauê; e performance do grupo Mamulengo sem Fronteiras. 

04/10 (domingo): Curadoria de cinco artistas e atividades selecionadas através de edital. Em breve.

11/10 (domingo): Curadoria de cinco artistas e atividades selecionadas através de edital. Em breve..

18/10 (domingo): Curadoria de cinco artistas e atividades selecionadas através de edital. Em breve..

25/10 (domingo): Curadoria de cinco artistas e atividades selecionadas através de edital. Em breve..

Festival Utopia

Sextas-feiras, a partir das 20h30.

20 artistas e bandas sob seleção pública cujas inscrições terminam no dia 25 de setembro.

02/10 (sexta): Debate sobre o Mercado de festivais de música do DF. Participação: Leônio Matos (Festival Utopia), Simone Macedo (AACPH), Daniela Diniz (Reverbera), Luna Moreno (CoMA) e Guilherme Tavares (Favela Sounds)

09/10 (sexta): Curadoria de dez artistas e bandas selecionadas através de edital. Em breve.

16/10 (sexta): Curadoria de dez artistas e bandas selecionadas através de edital. Em breve.

23/10 (domingo): Apresentação das três bandas de mais curtidas em seleção pública no Instagram, que recebem prêmios de até R$ 1650. Em breve.


Faça Você Mesmo: webcurso de audiovisual, sustentabilidade e ciência

Segundas, quartas e sextas-feiras, de 12 a 23 de outubro, sempre às 18h.

Oficina de produção conteúdos em vídeo a baixo custo para cerca de 100 jovens entre 16 e 25 anos, ministrados pelo SouBras, abrangendo as comunidades do Riacho Fundo, Samambaia e Recanto das Emas. Ao final do processo, será realizada uma mostra audiovisual desta produção, refletindo olhares da juventude do DF para temas essenciais, como cultura e ciência. 


Canto no Seu Canto

Aulas teóricas e práticas de canto online ministradas diretamente de São Sebastião para 20 jovens alunos, pelo pedagogo e regente Júnior Prudêncio, acompanhado pelo pianista Victor Júnior. 

Aulas teóricas: de segunda à sexta-feira (28 de setembro a 23 de outubro), às 19h.

Aulas práticas com convidados especiais: sábados (3, 10 e 17 de outubro), às 19h.

Aula final com apresentação de resultados das oficinas: sábado, 24 de outubro, às 17h.


Convidados especiais aos sábados

03/10 - Janayara Lima (cantora)

10/10 - Sandra Teixeira (musicoterapeuta)

17/10 - Soyane Schisler (fonoaudióloga)

24/10 - Waldir Cordeiro e os alunos do coral Santo Afonso.


Festa virtual Tela Plana (encerramento do projeto)

Sábado, dia 24 de outubro, das 18h às 04h

Apresentação dos DJs Odara, Barata, Pezão, Ops, Donna, Savana, Laio, Fagon, Fibo e Tamara Maravilha.

 

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Me chamo Carla Sabrina sou negra, mãe e candanga. Graduanda de Comunicação Social, na área de Publicidade, consultora de moda e marketing, e influenciadora por paixão.

You Might Also Like

0 comentários