Ação incentiva o Natal de crianças de Madagascar e fomenta produção de artesãs malgaxes - Nica por aí

Ação incentiva o Natal de crianças de Madagascar e fomenta produção de artesãs malgaxes

  • segunda-feira, dezembro 14, 2020
  • By Carla Sabrina
  • 0 Comments

A iniciativa é coordenada por uma moradora de Jundiaí-SP, voluntária da Fraternidade sem Fronteiras


Um grupo de artesãs malgaxes, da Ilha africana de Madagascar, tem produzido bonecas para o Natal de seus filhos e dos filhos das mães das aldeias. A ação, realizada por um coletivo de voluntários da Organização humanitária Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), é coordenada, no Brasil, pela psicóloga voluntária Regina Helena de Oliveira, radicada em Jundiaí (SP).

De que forma cada um pode participar da iniciativa? Simples. Na doação de R$ 30,00, uma criança é presenteada com o brinquedo e, ao mesmo tempo, essa verba contribui para garantir alimentação a um povo que enfrenta grave crise humanitária: a desnutrição.

Regina faz parte da FSF desde 2016, e já participou de caravanas para Moçambique e Malawi, ambas na África. Ela explica que mergulhou nessa ação natalina a partir de um projeto maior que acontece há 20 anos e consiste na realização do Natal em lugares de vulnerabilidade e de extrema pobreza, sempre com o empenho de um grupo de amigos. "Já fizemos o Natal em Jundiaí e no Vale do Jequitinhonha", conta. 

Após conhecer os projetos da FSF, em conversa com o presidente da Organização, Wagner Moura Gomes, foi sugerido e realizado o Natal Ubuntu, no Malawi, em 2018. 

Logo no início deste ano, ainda com a África no pensamento, Regina entrou em contato com a médica Janayne Camargo e outros voluntários da FSF na Ilha, que fazem parte do Projeto Ação Madagascar da FSF, que foram decisivos para os novos passos do que seria o Natal em Madagascar. "Com a chegada da pandemia, os planos iniciais de uma atuação mais presencial precisaram ser adaptados, e foi quando Janayne comentou sobre o grupo de artesãs e a importância do fomento à cultura local". Assim a ideia ganhou forma.

As bonequinhas criadas pelas mulheres malgaxes transcendem qualquer engenhoca mais potente: são de palha, adornadas com retalhos, botõezinhos coloridos e trazem a força amorosa da simplicidade.

"Doar uma boneca é mais que um presente de Natal", afirma a voluntária, citando outras frentes de conquista, como o sentimento lúdico da criança, a comida para a população e a autonomia e renda às mulheres que tecem, com amor, as linhas que dão forma a estes brinquedos: "símbolo de amor e união de muitos corações".  

Com o olhar voltado a um mundo mais igualitário, Regina tem outra empreitada no radar: quer lançar, após o Natal, a campanha Geração de Renda Viver Fraternidade, onde os amigos possam auxiliar o projeto de forma contínua. Conforme as doações forem chegando, os pedidos serão encaminhados às artesãs malgaxes.

"Quando você consegue imaginar a alegria daquelas mulheres de Madagascar - que às vezes sentem que o mundo se esqueceu delas - produzindo algo genuíno da sua cultura para que o mundo possa apreciar, é de uma dignidade, de uma riqueza profunda, única", observa Regina, determinada a fazer sua parte para um mundo sem fronteiras.

Para doar, acesse o endereço: https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/natalmadagascar/single_step


Projeto Ação Madagascar - A Fraternidade sem Fronteiras chegou à ilha de Madagascar, em fevereiro de 2017 e encontrou famílias vivendo na extrema miséria, sofrendo com a fome e a sede, sem também um mínimo de higiene. Sem acesso à água, as crianças tomam banho só quando chove e metade delas tem desnutrição aguda. As famílias vivem em casa muito precárias e a falta de higiene e desnutrição grave acarretam doenças como a teníase, neurocisticercose, bicho do pé, entre outras. Atualmente, são nove Centros de Acolhimento com atendimento a quatro mil crianças, principalmente no tratamento nutricional. Na cidade da Fraternidade são 100 casas construídas. Oferecemos projetos de: Biocarvão; Costura e Artesanato, Ferramentas de metal, Padaria, Produção de sabão e Agroecologia.

Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental, com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional. A instituição possui 53 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara. 

Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Com R$ 50 mensais é possível contribuir com um projeto e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.fraternidadesemfronteiras.org.br.

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Me chamo Carla Sabrina sou negra, mãe e candanga. Graduanda de Comunicação Social, na área de Publicidade, consultora de moda e marketing, e influenciadora por paixão.

You Might Also Like

0 comments