Brasília: mais de seis décadas de história - Nica por aí

Brasília: mais de seis décadas de história

  • terça-feira, abril 20, 2021
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments

Confira uma seleção de obras da Urban Arts que homenageiam a capital

 

Obra Esplanada dos Ministérios 1, de Bruno Pessamilio

Considerada o marco da modernidade no Brasil, a cidade de Brasília completa 61 anos nesta quarta-feira, 21. Erguida em apenas quatro anos, a capital projetada pelos renomados arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer apresenta monumentos e traços únicos que encantam o mundo, o que a garantiu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1987.

Com cerca de três milhões de habitantes, a capital conta com uma população plural e com origens em todos os cantos do país, formada principalmente por trabalhadores da região Sudeste e Nordeste, que se fixaram no território em busca de melhores condições de vida ainda durante sua construção.

Palco de valiosos momentos da história brasileira, a cidade pode ser considerada um grande caldeirão cultural, dividida entre os episódios acontecidos dentro dos domínios do Plano Piloto e as regiões administrativas ao redor. Repleta de histórias e arte, a cidade conta com três galerias da Urban Arts, na Asa Sul, CasaPark e Águas Claras. Dentro do acervo de mais de 170 mil obras da marca, é possível encontrar centenas de peças que homenageiam Brasília, seus monumentos e cultura. Confira algumas delas:

 

1 – Brasília - Arquitetura Noturna - Catedral e Sinos - Panorâmica, de J. D'Allambert;

2 – Superquadra, de Camila Ghendov;

3 – Catedral Movimento, de Picture Insight;

4 – Saturno Urbano, de AC

 

 

1 – Stairs Man II - Escadaria do Itamaraty, de Antonio Salaverry;

2 – Flor de Brasília, de Alexandre Pimenta;

3 – SM - Brasília 36, de Stela Araujo & Marcos Wilke;

4 – Monumento JK, de Lucas Dias;

5 - Torre Digital de Brasília Perspectiva, de Leo Rossini.


 

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comments