A 5ª edição Brasil Eco Fashion Week traz à tona importância do ecossistema global para a regeneração da Moda e do Planeta - Nica por aí

A 5ª edição Brasil Eco Fashion Week traz à tona importância do ecossistema global para a regeneração da Moda e do Planeta

  • quarta-feira, setembro 22, 2021
  • By Carla Sabrina
  • 0 Comments


A programação de painéis e desfiles será exibida exclusivamente no canal Brasil Eco Fashion Week no Youtube

Evento de moda, inovação e sustentabilidade, o 5º Brasil Eco Fashion Week - Ecossistemas Globais, começa no próximo dia 24 e segue até 30 de setembro. A programação online terá mais de 50 atividades, entre painéis de conversa, workshop de práticas manuais e os desfiles que nesta edição acontecem no formato Fashion Films. Além disso, 60 marcas farão parte do Showroom BEFW, espaço para a venda de produtos de vestuário, calçados e acessórios. Em 2021 o BEFW tem o patrocínio master da Lojas Renner e do Mercado Livre, além do patrocínio do Sebrae Nacional e co-patrocínio da Vert Shoes e Fundação Hering.

Lembrando que o 5º BEFW acontece em simultâneo com a edição especial BEFW Milão, iniciativa que nos dias 24 e 25 de setembro leva oito marcas brasileiras com foco em sustentabilidade para desfiles presenciais e showroom na Milano Fashion Week, semana oficial de moda de Milão, na Itália que vai de 21 a 27 de setembro.

Só é possível conectar para regenerar quando tecemos ecossistemas globais

Há cinco anos criando um ambiente para gerar negócios, oferecer conteúdos especializados e contribuindo para o fomento de boas práticas de responsabilidade social, ambiental, econômico e cultural, o BEFW vem mobilizando o ecossistema da moda sustentável no Brasil. E na 5ª edição, o evento mantém seu propósito de impulsionar a indústria têxtil por meio de suas conexões discutindo e fomentando iniciativas locais pautadas pela Economia Criativa que contribuem e impactam significativamente a vida no Planeta através de "Ecossistemas Globais".

Vale lembrar que 2021 é o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável. E não à toa a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu essa temática para dedicar suas ações, após um 2020 extremamente desafiador em função da pandemia de Covid-19 que atravessou o Planeta.

Diante da crise sanitária mundial, propomos na 4ª edição do Brasil Eco Fashion Week o tema "Conectar para Regenerar: Moda e Planeta", mas para a edição que se aproxima queremos reforçar que só será possível conectar para regenerar, só atingiremos metas importantes e estabelecidas pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), se começarmos a enxergar e pensar como um ecossistema global.

Riqueza para as nações do século 21 e força propulsora de negócios como os conectados ao BEFW, a Economia Criativa se apoia nos três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental, valoriza as manualidades e potencializa expressões culturais.

Para dar início à programação dos painéis de conversa do 5º BEFW, a Coordenadora de Cultura da Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (UNESCO) no Brasil, Isabel de Paula irá palestrar na abertura sobre o tema "Objetivos Comuns no Ano Internacional da Economia Criativa". Há 18 anos na UNESCO, Isabel é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduada em Gestão Política Cultural pela Universidade Girona (Espanha) e tem mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB).

Outro destaque da programação é Cláudio Nascimento, Diretor de Transformação Digital na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI/PE). Com larga experiência como gestor público, articula ações públicas e privadas com um olhar transversal, em prol do desenvolvimento criativo, econômico e social em Olinda, Recife e nos estados da Amazônia Legal, onde é especialista em ODS e advocacy pela agenda 2030 da ONU. Apoiador do Marco Pernambucano da Moda, cofundador do Laboratório de Experiências em Desenvolvimento Territorial, Lab Griô.

Além destes convidados, o 5º BEFW vai contar ainda com a participação de Alison Gwilt, autora do livro "Moda Sustentável: Um Guia Prático" e pesquisadora e professora na Universidade de New South Wales, na Austrália, a mexicana Carmen Gama, gerente de projeto e produção da Eileen Fisher Renew e cofundadora da Make Aneew, o austríaco Hannes Schoenegger, cofundador e CEO da QWSTION e Bananatex, Juha Salmela, CTO e cofundadora da startup filandesa Spinnova, Dr. James Vreeland, fundador da empresa peruana Naturtex, os brasileiros Marenilson Batista, pesquisador na Embrapa Algodão, Priscilla Hauffe, gerente comercial na Ecocert e Sioduhi Piratapuya, fundador e diretor criativo da Sioduhi Studio, entre outros importantes nomes da indústria da moda com foco em sustentabilidade.

Workshops práticos e ao vivo para interessados inscritos

Desde que surgiu, em 2017, em resposta à crescente demanda de um mercado de moda engajado e pautado por valores socioambientais, o BEFW vem inspirando e fomentando um profundo debate sobre a promoção de uma moda consciente, regenerativa, ecológica e inclusiva. E ano após ano, a programação do evento conta com uma agenda de atividades práticas. Nesta edição, estão previstos dez workshops com atividades práticas, entre os dias 26 e 30 de setembro, ao vivo, no formato online apenas para inscritos.

Os interessados terão a chance de aprender, por exemplo, sobre tingimento natural com plantas, permacultura em agrofloresta com foco têxtil, métodos práticos de renovação de roupas, entre outros assuntos valiosos. As inscrições em breve poderão ser feitas nas plataformas Sympla e Eventbrite.

Desfiles no formato Fashion Films

Os desfiles do 5º BEFW acontecem no formato Fashion Films. Os vídeos das 18 marcas que se apresentam nesta edição serão exibidos entre os dias 26 e 30 de setembro.

Entre as estreias estão Estúdio Nuda, marca com foco na criação de peças atemporais com silhuetas amplas que partem de peças comuns do guarda-roupa masculino, mas que não são apresentadas com informação de gênero. E direto do Amazonas, Sioduhi Piratapuya, de 25 anos, da etnia Piratapuya, apresenta uma coleção de roupas sobre resistência milenar de 23 povos indígenas do Alto Rio Negro, no Interior do Estado.

De volta ao line-up do BEFW, se apresenta Contextura que promete mostrar uma coleção inspirada em dois ícones do Brasil, a planta Costela de Adão e o Guaraná representados em cores e formas em roupas, bolsas e acessórios. Tem a Satya Beachwear que traz em suas coleções um design atemporal e minimalista em peças elaboradas com tecidos tecnológicos e biodegradáveis com tingimento vegetal.

A Nuz Demi Couture que une técnicas de costura tradicional com um olhar experimental e lúdico em criações que são atemporais, confortáveis e múltiplas - já que uma única peça se desdobra em várias opções de uso. E Flávia Amadeu que trabalha diretamente com comunidades seringueiras na floresta Amazônica para a produção de borracha colorida e outras tecnologias sociais usadas na produção de joias orgânicas e outros acessórios.

Showroom BEFW destaca transparência na produção de produtos

Conectando cerca de 60 marcas brasileiras de slow fashion aos consumidores, o Showroom BEFW estará disponível no site do evento. As marcas, selecionadas por meio de curadoria, poderão descrever seus produtos explicando detalhes de seus processos produtivos, desde a origem de insumos, cadeia de fornecedores, passando pela produção e os custos.

A ideia é que as marcas possam oferecer seus produtos, promovendo a transparência em todas as etapas que integram os processos produtivos de peças de vestuário, calçados e acessórios feitos por meio de práticas responsáveis. Para isso, será gerado um QRcode com criptografia em blockchain para que histórico dos produtos fique registrado. Aprofundando deste modo o relacionamento entre marcas que participam do evento e clientes.

Entre as marcas que colocarão seus produtos à venda estão Justa Trama, Envido, Mini.io, Da Tribu, Demodê, Palomita, La Luz Brasil, Seringô, Bossapack, Tcha Camisaria, Joeur Couture, entre outras em breve na programação desta edição.

Serviço:
Brasil Eco Fashion Week - 5ª edição
Formato Online
24 a 30 de setembro
Canal Brasil Eco Fashion Week no Youtube
brasilecofashion.com.br

BEFW Milão
Orto Botanico di Brera, Milão, Itália
Dias 24 e 25 de Setembro - Showroom
Dia 25 - Desfiles - 17h - Itália | 12h Brasil (Horário de Brasília)


Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Me chamo Carla Sabrina sou negra, mãe e candanga. Graduanda de Comunicação Social, na área de Publicidade, consultora de moda e marketing, e influenciadora por paixão.

You Might Also Like

0 comments