Dia do Sonho: Cinco significados de sonhar com cabelos - Nica por aí

Dia do Sonho: Cinco significados de sonhar com cabelos

  • sexta-feira, setembro 24, 2021
  • By Carla Sabrina
  • 0 Comments



Como dia 25 de setembro, é o dia do sonho, é um bom momento para tentar desvendar esse assunto que desperta muita curiosidade entre as pessoas e que também é fonte de estudos. Inúmeras são as pessoas que lembram com detalhes de seus sonhos. Já outras recordam da experiência do descanso apenas eventualmente. Em ambos os casos, a curiosidade sobre os significados de se imaginar em uma situação enquanto se está dormindo permeia a humanidade há bastante tempo, tendo relatos pré-históricos do que seria esse acontecimento que tantas vezes foi encarado como visão e presságio.

 

“Os sonhos, sob a ótica da Psicologia Junguiana, são considerados como portas para o inconsciente. Trabalha-se o sonho a partir do contexto que cerca a sua narrativa. Com isso, eles têm significados particulares que vão depender de uma associação de elementos como o inconsciente coletivo, aspectos de personalidade, valores pessoais, desejos, entre outros”, diz Lucia Yoko O. de Oliveira, psicóloga de São Paulo. 

 

Cabelo

 

Há dezenas de interpretações para sonho com cabelo. Mas segundo publicações populares sobre o tema, os chamados almanaques de sonhos, vamos listar cinco dos mais comuns. Eles não levam em conta, necessariamente, bases psicológicas teóricas para a análise, podendo envolver até um certo misticismo, para quem acredita:

 

Corte de cabelo: sonhar com corte de cabelo pode significar o corte de velhas partes do eu, como crenças e atitudes, que não são mais necessárias no momento atual. Para muitos é visto como hora de mudar, de ousar e de encarar com mais firmeza novos trajetos.

 

Cabelo longo: já sonhar que tem os cabelos longos pode significar poder. Também pode dar a entender que você está segura de si, buscando a liberdade e a independência com os pés firmes no chão.

 

Cabelo caindo: muitos pensam que sonhar com cabelos caindo é sinal que algo muito ruim está se aproximando. Na verdade, para alguns terapeutas multidisciplinares sonhar que está perdendo os cabelos e até mesmo ficando careca pode significar que você está muito preocupado, fazendo com que você perca a sua energia vital com coisas que talvez nem tenham assim tanta importância.

 

Cabelo com penteado: imaginar durante o sono que o seu cabelo está sendo penteado ou que você está usando um penteado bonito, arrumado, é encarado por muitos como sinal de que você quer melhorar algo em si, como dar mais valor a você e aos seus planos.

 

Cabelo branco: muitos são os que relatam os sonhos envolvendo cabelos brancos. Ficar ou estar grisalho no sonho pode estar relacionado ao medo de envelhecer ou de amadurecer.

 

Mas claro que todos os significados, sem uma análise psicológica, é muito mais uma grande brincadeira do que propriamente uma ciência exata. Agora se você sonha muitas vezes com a mesma coisa, o ideal é buscar ajuda de um terapeuta, para entender o que o seu inconsciente está querendo te dizer. “Os sonhos recorrentes nos dão pistas daquilo que não conhecemos sobre nós mesmos. Quando o tema é cabelo, por exemplo, para qualquer que seja o enredo da estória, requer que haja uma extensa avaliação junto com o cliente”, finaliza Lucia. 

 

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Me chamo Carla Sabrina sou negra, mãe e candanga. Graduanda de Comunicação Social, na área de Publicidade, consultora de moda e marketing, e influenciadora por paixão.

You Might Also Like

0 comments