OCTA Fashion retorna à passarela em versão totalmente digital - Nica por aí

OCTA Fashion retorna à passarela em versão totalmente digital

  • segunda-feira, dezembro 06, 2021
  • By Carla Sabrina
  • 0 Comments


Maior evento de moda autoral de Santa Catarina e um dos maiores do país antecipa tendência e inaugura novo padrão de desfile de formatura em Moda

O Octa Fashion, considerado o maior evento de moda autoral de Santa Catarina, acontece nesta quinta-feira, 9. E, na sua 10ª edição, ainda mais inovador. Desta vez, o desfile das coleções dos 37 formandos em Moda pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) será totalmente digital, com os looks apresentados em modelagem 3D, numa transmissão a partir das 19 horas pelo canal do Ceart (Centro de Artes) no YouTube.

O trabalho é fantástico. Pela primeira vez em formato totalmente virtual, desbrava as sensacionais possibilidades da moda digital, reproduzindo fielmente – com a ajuda de 18 softwares específicos – todos os detalhes das concepções, inclusive a textura e as estampas dos tecidos. Esses recursos impressionantes realçam ainda mais o trabalho conceitual de cada um dos novos talentos e atestam a incrível capacidade técnica de inserção no mercado.

A abertura da exibição será com um breve documentário contando a história da decisão de fazer um vídeo-desfile, ainda provocando o pensar sobre os impactos da indústria da moda e de que forma a moda digital vai afetar. Além disso, serão exibidos bastidores do desenvolvimento das coleções, processo que começa na sexta fase do curso.

Orientados a interpretar o tema Fluidez, os alunos exploraram ao máximo a criatividade e conhecimento adquiridos durante os quatro anos de faculdade. Focando a produção autoral – que é bem diferente do padrão comercial – elaboraram book digital e fizeram toda a gestão do desenvolvimento (modelagem, desenho técnico, escolha de materiais produção).

Tudo isso foi informatizado com o apoio de uma empresa especializada em moda digital e experiências imersivas. Que também auxiliou na montagem do desfile virtual – com cenário, avatares com as roupas em movimento, efeitos luminotécnicos, trilha sonora. Um processo que se assemelha a decisões de algumas marcas internacionais que, assim como os participantes do Octa Fashion, tiveram que se reinventar.

E, numa alusão ao próprio nome do evento (OCTA - Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas) anteciparam realmente uma tendência que começa a provocar. Elaborar um desfile em 3D não é tarefa fácil. Todos os detalhes precisam ser pensados e corresponder a uma sequência perfeita – como a textura e as estampas das roupas em movimento. Um trabalho que vai muito além da lógica.

Evento

Octa Fashion, 10ª Edição

Dia 9 de dezembro, 19 horas

Transmissão pelo link https://youtu.be/-oowrtCzv8E – o canal do Ceart, no Youtube

Detalhes de cada coleção e mais informações no Instagram @octafashion  

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Me chamo Carla Sabrina sou negra, mãe e candanga. Graduanda de Comunicação Social, na área de Publicidade, consultora de moda e marketing, e influenciadora por paixão.

You Might Also Like

0 comments