O Match Perfeito: Como harmonizar Massas e Vinhos - Nica por aí

O Match Perfeito: Como harmonizar Massas e Vinhos

  • sexta-feira, outubro 28, 2022
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments


A Sommelière Érika Líbero dá dicas de como harmonizar vinhos e massas, um match perfeito!


Para harmonizar vinhos e massas, é o molho quem sempre ditará as regras do vinho. Vinhos mais leves, como brancos e rosés, são mais indicados para molhos leves a base de ervas, vegetais ou frutos do mar. Já os vinhos tintos vão combinar muito bem com molhos mais encorpados, mais gordurosos ou a base de carnes bovinas e suínas.

Pesto

O vinho branco feito com Sauvignon Blanc, com seus aromas de ervas bastante característicos, é perfeito para harmonizar com o molho pesto feito com manjericão. Outra opção de vinho é o branco italiano feito com a uva Pinot Grigio.

Alfredo

O molho Alfredo, feito com creme de leite, vai muito bem com vinhos feitos com a uva Chardonnay.

Camarão

Molhos com frutos do mar, como camarão, acompanham perfeitamente vinhos rosés.

Sugo

A harmonização clássica e certeira para um molho de tomate é o italiano Chianti, feito com a uva Sangiovese. Para quem gosta de acrescentar vegetais no molho, como cenoura ou berinjela, um vinho feito com a uva Carménère será um ótimo acompanhamento.

Bolonhesa

O molho feito com carne bovina já pede um vinho com um pouco mais de corpo. Um bom Malbec fará uma ótima combinação.

Ragu Linguiça

A indicação aqui são vinhos mais encorpados, como um Cabernet Sauvignon ou um Syrah.

Aproveite as dicas da Sommelière Érika Líbero e bom apetite!



Sobre Érika Líbero


Érika Líbero é paulistana, Sommelière de vinhos formada pelo SENAC-RJ e ganhadora do Talentos Senac 2015 no RJ. Em 2019 criou seu primeiro curso “Vinho : O Básico” e em seguida lançou seu segundo curso sobre as regiões do vinho e seu terceiro curso sobre harmonização de vinhos, ministrando aulas para mais de 200 alunos até hoje.

Em 2021 se tornou Sommelière do Bardega, um dos mais conceituados Wine Bar de Sao Paulo. Erika ministra cursos, palestras em todos os locais e produz conteúdo em suas redes sociais @erika.libero


 

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comments