Verão em Brasília: 4 rotas para pedalar e aproveitar a capital federal - Nica por aí

Verão em Brasília: 4 rotas para pedalar e aproveitar a capital federal

  • terça-feira, fevereiro 07, 2023
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments



Em Brasília, o número de deslocamentos com bicicletas compartilhadas registrou um crescimento de 265% durante janeiro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado 

 

No verão, é comum que as pessoas passem mais tempo fora de casa para aproveitar os dias mais longos, além de se refrescar das altas temperaturas. Neste período, dentre as atividades prediletas do brasileiro está o ciclismo, uma prática que vem sendo impulsionada nas principais cidades do país por meio dos sistemas de bicicletas compartilhadas da Tembici.

 

“Em Brasília, o número de deslocamentos com bicicletas compartilhadas registrou um crescimento de 265% em janeiro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento da micromobilidade por meio do uso de bikes contribui para uma sociedade mais saudável e com melhor qualidade de vida, além de gerar ganhos fundamentais para o meio ambiente. Até o momento, as viagens com as bikes compartilhadas de Brasília, durante 2023, economizaram potencialmente 20 toneladas de CO2, o equivalente ao oxigênio limpo produzido por mais de 140 árvores - enquanto os deslocamentos representam um total de 10 voltas na Terra”, afirma Gabriel Reginato, diretor de negócios da Tembici.

 

Com esse aumento da adesão de bicicletas, no mês de janeiro em Brasília, a Tembici decidiu aproveitar o momento para elencar dicas dos melhores roteiros para passar o verão da melhor maneira possível - ou seja, pedalando. Confira:

 
 

ROTA DO EIXÃO 

Fechado aos domingos e feriados para pedestres e ciclistas, o Eixão de Brasília é o local ideal para quem quer pedalar. O Eixão, que na verdade é o Eixo Rodoviário da cidade, conta com mais de 13 quilômetros de extensão e diversas opções de lazer disponíveis em toda a região. O desafio aqui é percorrer todo o trajeto e retornar pedalando ao ponto de partida - um exercício revigorante para o bem-estar do corpo e para a saúde da mente.  

 

PARQUE DA CIDADE 

Considerado o maior parque urbano da América Latina, o Parque da Cidade - Sarah Kubitschek possui uma série de trajetos disponíveis e que possibilitam diferentes passeios em um mesmo local. Com rotas de 3 até 9 quilômetros, o parque conta com pistas de diferentes extensões, o que torna este um dos principais destinos para quem está enjoado de sempre fazer os mesmos trajetos enquanto pedala. 

 

EIXO MONUMENTAL 

Repleto de monumentos arquitetonicamente únicos e lugares importantes para a história do Brasil, o Eixo Monumental de Brasília é a via central do Plano Piloto que traça, de leste a oeste, as vias da capital no formato de um avião - visto do alto. Rico em cultura e importância nacional, o Eixo Monumental é um circuito indispensável para quem está conhecendo Brasília e passa por alguns dos principais cartões postais da cidade, como a Praça dos Três Poderes e a Catedral de Brasília.  

 

MEMORIAL JK - PRAÇA DOS CRISTAIS 

Essa rota levará o ciclista para pedalar na Zona Cívico-Administrativa da capital, um lugar para aprender mais sobre a história nacional e conhecer a vida e trabalho do ex-presidente e fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek. Um ótimo trajeto é sair da estação Tembici no Memorial JK e seguir pedalando até a praça dos Cristais, pela ciclovia da Via N1 na Avenida do Exército, trecho do Eixo Monumental. Em poucos quilômetros se encontram o Memorial dos Povos Indígenas, Praça do Buriti e Memorial JK, um dos principais pontos turísticos da cidade e que guarda até hoje os restos mortais de JK. 

 

Sobre a Tembici  

A empresa é líder de micromobilidade na América Latina, responsável por 200 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela lista das 100 Startups to Watch (2020 e 2021), ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. Em 2022, a empresa se tornou a maior Empresa B de bicicletas compartilhadas do mundo.


 

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comments