#OVERBOOKING: O que é e o que fazer? - Nica por aí

#OVERBOOKING: O que é e o que fazer?

  • quarta-feira, abril 19, 2017
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments

20170408_063609-01

Overbooking é uma coisa que sempre acontece. Porem começou a virar alvo da mídia nas ultimas semanas. Mas e ai, você sabe o que é isso?

Overbooking ou overselling é uma expressão em inglês usada para significar o excesso de reservas, que acontece quando a venda ou reserva de bilhetes ou passagens fica acima do número de lugares realmente disponíveis no veículo ou lugar.


Porque isso acontece?

Isso acontece porque as companhias áreas vendem mais lugares do que o avião tem, com base em uma previsão de pessoas que desistem de viajar. Porque viajar com um avião com muitos espaços sobrando é uma perda enorme de dinheiro. Porém, algumas vezes essa previsão falha, e a maioria das pessoas aparece para embarcar. Quando isso acontece a empresa aérea avisa antes de deixar os passageiros entrarem que eles oferecem uma quantia em dinheiro para ser revertida em passagens aéreas, ou uma passagem no próximo vôo para o mesmo lugar de destino, porem em outra aeronave.


O que acontece caso ninguém decida trocar de avião?

20170408_061900-01A empresa aérea então escolhe algum passageiro para sair. Você não pode fazer nada sobre isso pois este escrito nas normas. Porem os gastos com alimentação, hospedagem em hotel (quando necessário) e transporte deverão ser pagos pela empresa.
Se o passageiro desistir do novo voo, deverá receber o valor da passagem de volta. E, em alguns casos, há o pagamento de uma indenização às pessoas que não conseguiram viajar.

Como evitar o overbooking?

Para diminuir as chances de passar por essa situação, o ideal é chegar ao aeroporto com bastante antecedência, ou fazer o check-in no site da empresa aérea (se houver essa opção). Pois se você fizer o check-in cedo, as chances de ficar sem lugar no avião ficam menores.

Porém, sempre a chances da empresa tirar alguém antes do avião decolar. Por isso procure comprar passagens em dias não tão movimentados e com antecedência.

E você já passou por alguma situação por causa de overbooking? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Lembrem-se de compartilhar comigo as suas fotos de viagem no instagram com a hastag #HeyWhyNotTravel. As melhores aparecem no instagram do blog, no stories do meu instagram pessoal e em posts aqui.

Se tiver alguma dúvida sobre viagens confira esses posts:

Para acompanhar um pouco mais das minhas aventuras, é só seguir nas redes sociais: 


Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comments