Como cuidar da sua pele em cada fase da vida - Nica por aí

Como cuidar da sua pele em cada fase da vida

  • quinta-feira, maio 31, 2018
  • By Carla Sabrina
  • 0 Comments

Imagem relacionada

Começar a cuidar da pele desde a juventude fará toda a diferença para ter uma pele mais saudável e ainda mais linda no futuro

Quando nós ouvimos falar sobre cuidados com a pele, é bem comum pensar apenas em pessoas que já passaram dos 40, 50 ou 60 anos e precisam fazer algo de diferente para manter a pele jovial e hidratada.


Esse pode até ser um pensamento automático, mas não é bem assim que as coisas funcionam. Na verdade, quanto antes nós começarmos a cuidar de nossa pele, mais bela ela ficará, tanto agora quanto, principalmente, depois de alguns anos.


Nós até queremos nos considerar jovens para sempre, mas não tem jeito: conforme as primaveras passam, a conta chega, e é claro que você não quer pagar caro por isso, não é?


Por isso, o melhor a se fazer é já começar a cuidar da pele desde cedo, e mais ainda: quanto mais cedo, melhor. Assim, a ação do tempo será minimizada e nós realmente poderemos ter uma aparência mais jovem do que a idade biológica mostraria!


Cuide da Sua Pele Desde a Juventude!



Não importa qual seja a sua idade, é muito importante cuidar da pele com todo o carinho e atenção que ela merece. As dicas estão separadas por faixa etária, para que fique ainda mais simples de saber o que você deve fazer!


Aos 20 Anos



Nesta idade, a pele está em um estágio incrível. Naturalmente, ela já é hidratada, elástica e maravilhosa. Por isso, o maior cuidado não é com tratamentos, mas sim com a prevenção.


O ideal é manter a pele sempre protegida, o que fará toda a diferença com o passar dos anos. O melhor produto que você pode utilizar, sem dúvidas, é o filtro solar - que, aliás, deve fazer parte da sua rotina.


O protetor solar mantém a sua pele protegida contra a radiação ultravioleta, que envelhece a pele muito rapidamente. Por isso, ele sempre deve estar no seu rosto, tanto de dia quanto durante a noite.


Não importa se você vai usar maquiagem ou não, ele sempre deve estar presente no rosto, todos os dias. Isso não vai prejudicar a sua make, além de garantir que a pele estará super protegida.


Limpar a pele 2 vezes por dia é o ideal, com sabonetes e produtos que sejam desenvolvidos para o seu tipo de pele. Assim, você se livra das impurezas e a deixa ainda mais maravilhosa.


Quanto aos procedimentos estéticos, não é preciso se preocupar muito com isso, mas caso tenha vontade, pode optar pelo peeling químico, que deixa a pele mais brilhante e melhora a sua pigmentação.


Ah, a pele pode apresentar um pouco de acne nesta época, mas fique tranquila: isso é normal e acontece por causa dos hormônios, que estão super ativos.


Aos 30 Anos


Uma publicação compartilhada por Felipe Neto (@felipeneto) em


A acne tende a desaparecer naturalmente, o que é ótimo, mas também tem um ponto um pouco negativo: isso acontece porque a pele está ficando mais seca - uma das consequências da idade.


Hiperpigmentação, linhas de expressão, círculos mais escuros embaixo dos olhos e manchinhas causadas pelo sol também serão mais frequentes.


Um dos cuidados mais importantes é com a sua dieta. Pode até parecer que não tem muito a ver, mas tenha certeza de que os assuntos estão totalmente relacionados. Afinal, como a sua avó dizia, nós somos o que comemos.


Cuidado com açúcares e comidas processadas, que devem abrir espaço para couve, amêndoas, iogurte, azeite e peixes brancos, alimentos que trarão os nutrientes essenciais para uma pele mais hidratada e saudável.


Limpar a pele 2 vezes por dia ainda é essencial, além de usar um tônico facial, para deixá-la mais forte. O protetor solar ainda deve estar presente, e a esfoliação da pele - de 3 a 5 vezes por semana - é super importante.


Tome cuidado para não usar muitos produtos cosméticos de uma só vez, já que ao invés de melhorar, isso pode fazer mal, por agredi-la demais.


A microdermoabrasão e o laser toning (espécie de tonificante a laser) são procedimentos que podem fazer muito bem para a sua pele, caso você queira dar um passo adiante dos cosméticos.


Se você ainda não visitou um dermatologista, então essa é a hora, já que ele poderá lhe ajudar a cuidar da sua pele da melhor forma possível.


Aos 40 Anos


Uma publicação compartilhada por Karl Jeanneth - Influencer (@cheiasdesegredos) em


Papada, poros dilatados, rugas... É nessa faixa etária que tudo isso pode começar a aparecer - e se você usa protetor solar desde quando era mais jovem, felizmente eles demorarão muito mais para se manifestar.


A pigmentação vai ficar mais pronunciada, assim como o ressecamento da pele. A menopausa, que pode acontecer perto do final desta década, pode deixar seus hormônios meio malucos, ou seja, a pele pode ficar ainda mais ressecada.


Um sabonete hidratante para a pele é a melhor opção para as duas limpezas diárias, que devem ser seguidas de um sérum facial, para potencializar o efeito dos hidratantes e demais cosméticos que você usar.


Os óleos faciais são ótimos nesta idade, já que a pele estará mais seca. É bom usá-los à noite, antes de usar seu creme hidratante favorito. O protetor solar, é claro, não pode faltar.


Esfoliantes químicos e produtos contra a acne não são recomendados, já que sua pele estará mais seca, e isso pode prejudicar ainda mais a situação.


O laser por ultrassom é um tratamento que pode ajudar a sua pele a ficar mais resistente - algo que é muito importante, ainda mais com o passar dos anos.


Aos 50 Anos


Uma publicação compartilhada por Madonna (@madonna) em



A palavra da década é flacidez. É aqui que a gravidade finalmente te pega, já que a elasticidade e o colágeno são cada vez mais escassos, e a papada e a pele flácida marcarão ainda mais presença.


Mais uma vez, se o protetor solar estiver na sua rotina, vai demorar um pouco mais para esses sinais se manifestarem. A pele pode começar a aparentar mais vermelhidão, hiperpigmentação e rugas na hora em que você olhar para o espelho.


Para uma rotina ideal, limpe o rosto duas vezes por dia com um sabonete super hidratante, seguido de um óleo facial, um hidratante rico em antioxidantes e, é claro, o protetor solar.


À noite, óleos faciais e cremes noturnos são as melhores pedidas, para prender a hidratação da pele e impulsionar seus níveis de oleosidade - fundamental para um aspecto melhor.


Cirurgias não são uma boa pedida. O ideal é começar com procedimentos menos invasivos, como lasers e peelings. Pegue leve nos tratamentos caseiros, já que o ideal é sempre passar por um dermatologista, para que ele recomende serviços profissionais.


O pescoço é uma das áreas que costuma ser esquecida, mas não deveria, já que pode deflagrar bastante a sua idade. Use cremes específicos para essa região para que ela possa ficar mais bonita e protegida.


Aos 60 Anos



Todos os problemas que começaram a aparecer na década passada ainda estarão presentes, com ainda mais intensidade, já que os níveis de colágeno da sua pele já diminuíram muito.


Lesões pré-cancerígenas também podem aparecer nessa idade, além da aparição de linhas verticais e uma perda de volume nos lábios.


As limpezas faciais ainda devem continuar, duas vezes por dia, com um sabonete bem suave. Depois, aplique um antioxidante, um óleo facial e, adivinhe, protetor solar.


À noite, use um óleo facial e um creme bem rico em substâncias, para ajudar a manter a função de barreira da sua pele, para que as pequenas impurezas não sejam um problema.


Se algum detalhe da pele estiver incomodando, não hesite em procurar por um dermatologista e informá-lo sobre isso. Se for o caso, ele lhe indicará procedimentos que possam ser bons para a sua pele, sejam eles menos invasivos ou até mesmo cirurgias.


Aos 70 Anos e Depois


Agora, os seus maiores problemas serão o ressecamento da pele e sua sensibilidade. Os sinais do envelhecimento estarão muito mais presentes, como as manchas de sol e manchas senis.


A rotina de limpeza diária deve ser bem mais suave, para não danificar a pele, que naturalmente estará mais fraca. Ela ainda deve ser feita duas vezes por dia, com óleos faciais e hidratantes ultra concentrados pela manhã e à noite. Apenas pela manhã, use protetor solar.


Nenhum tratamento muito intenso deve ser feito nessa fase da vida, já que sua pele estará bem mais frágil e pode ser mais danificada do que beneficiada. Por isso, ela deve ser tratada com bastante cuidado.


O pescoço será uma das áreas mais afetadas, e isso pode ser corrigido com pequenos liftings ou até mesmo aplicações de toxina botulínica, se for o caso.


Cuide da Pele Desde Sempre!

Por mais jovens que nós sejamos, a idade virá, não tem jeito. Por isso, é preciso cuidar o máximo possível da pele, para que o arrependimento não pese na nossa consciência depois de longos anos.


Por isso, use bastante protetor solar, siga todos os cuidados que você acabou de ver, invista em ótimos cremes e não hesite em usar os melhores cremes antissinais. Assim, sua pele ficará magnífica, não importa qual seja a sua idade!

Gostaram das dicas? Pretendem testar?
Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos.
Para acompanhar um pouco mais sobre mim é só me seguir no Instagram e no Youtube

Me chamo Carla Sabrina sou negra, mãe e candanga. Graduanda de Comunicação Social, na área de Publicidade, consultora de moda e marketing, e influenciadora por paixão.

You Might Also Like

0 comments