Mulheres da Geração Z são mais influenciadas pelo Instagram na hora de planejar uma viagem

  • domingo, outubro 27, 2019
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments

Mulheres da Geração Z são mais influenciadas pelo Instagram na hora de planejar uma viagem


As brasileiras da Geração Z (51%) têm uma tendência ainda maior a visualizar sua próxima viagem com base no que veem nas redes sociais, enquanto apenas 45% dos homens dessa geração dizem o mesmo.

Apesar de um pouco mais crítica em relação às mídias sociais, a Geração Z*, ainda tem o Instagram como grande fonte de inspiração, de acordo com uma pesquisa** da Booking.com. Com o objetivo de entender melhor o viajante da Geração Z, o levantamento mostra que dois terços (64%) dos brasileiros da Geração Z curtem ver publicações e fotos de viagens nas redes sociais.

Quando o assunto é a relevância que as redes têm no planejamento das férias, as brasileiras da Geração Z têm uma tendência ainda maior a visualizar sua próxima viagem com base no que veem nas redes sociais (51%), contra 45% dos homens da mesma faixa etária. Essa confiança no Instagram é maior do que a média dos brasileiros em geral (33%) e ainda maior do que a encontrada entre os Millennials* (39%).

Além disso, ao decidirem pelo próximo destino, o feed dessas redes é parada obrigatória: 48% da geração Z já decidiram uma viagem com base no que viram no Instagram/redes sociais e um número parecido (45%) diz que geralmente confia em influenciadores digitais quando se trata de recomendações turísticas.

Mundo offline


No entanto, os celulares não são as únicas fontes de inspiração para a Geração Z: 44% são influenciados por destinos que veem nos filmes e nos programas de televisão, o que desperta o desejo de conhecer os lugares ao vivo e em cores. Esse ponto é mais forte também para as mulheres: enquanto 52% delas dizem usar filmes e séries como inspiração, pouco mais de um terço (37%) dos homens concordam.

Alguns jovens da Geração Z são ainda mais tradicionais e optam pelo offline: quase um em cada três (32%) busca seus amigos reais na hora de pedir dicas. Porém, o mundo real só é mais atrativo que o mundo virtual para faixas etárias anteriores, como a Geração X* e os Baby Bommers*.

O panorama abaixo mostra como é a relação das quatro gerações pesquisadas com o mundo virtual e as redes sociais:

Geração Z
Millennials/ Geração Y
Geração X
Baby Boomers

Confiam nas recomendações de viagem dos influenciadores
45%
43%
37%
23%
Buscam inspirações de viagem nos perfis dos influenciadores
54%
54%
43%
28%
Já foram influenciados por publicações online
46%
45%
34%
22%
Decidem destinos da viagem com base no que viram no Instagram/nas redes sociais
48%
39%
28%
18%
Quando viajam, sempre postam fotos nas redes sociais
52%
55%
50%
37%
Está interessado em viajar para algum lugar que fique bem nas fotos
46%
57%
49%
34%


Além das curtidas


Durante suas últimas férias, 32% dos brasileiros da Geração Z tiraram entre 10 a 30 fotografias por dia, enquanto 22% clicaram mais de 50 fotos diariamente. E quase metade (46%) diz que está mais interessada em viajar para um destino que ficará bonito nas fotos.

Apesar de toda conectividade e da influência das redes sociais, o Instagram não é o principal motivo de uma viagem: os brasileiros da Geração Z sabem muito bem da importância de viver intensamente as experiências proporcionadas pelas férias, com seis em cada dez deles (62%) dizendo que preferem viver o momento ao invés de destinar seu tempo clicando e postando nas redes sociais, o que sugere que as fotos para o feed são um bônus da viagem - não a motivação principal.

Aliás, 78% confessam que importância excessiva é dada às mídias sociais durante as viagens. Então, apesar de ser inegável o fato de que a Geração Z 'curte' as redes sociais, gastar muito tempo "viajando" pelo feed não parece ser tão importante quanto aproveitar a vida real e embarcar em novas experiências.

*Geração Z – pessoas com idade entre 16 e 24 anos
Geração Y/Millenials - pessoas com idade entre 25 e 39
Geração X – pessoas com idade entre 40 e 54
Baby Boomers – pessoas acima de 55 anos

**Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente entre 21.807 participantes com idade superior a 16 anos (25% dos quais tinham idade entre 16 e 24) em 29 mercados (incluindo mais de 1000 da Austrália, Alemanha, França, Espanha, Itália, China, Brasil, Índia, EUA, Reino Unido, Rússia, Indonésia, Colômbia e Coreia do Sul; e mais de 600 do Japão, Nova Zelândia, Tailândia, Argentina, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Hong Kong, Croácia, Taiwan, México, Países Baixos, Suécia, Singapura e Israel). O trabalho de campo foi realizado entre 01 e 16 de maio de 2019. A pesquisa foi realizada on-line.



Lembrem-se de compartilhar as suas fotos no instagram com a hastag #NADATEIMPEDE. As melhores aparecem no instagram do blog e em posts aqui.
Gostaram do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos.

Me chamo Nicole. Nasci em Brasília, mas moro no Canada. Acredito que cada lugar nos marca de alguma maneira. Criei esse blog para compartilhar as coisas que amo com vocês.

You Might Also Like

0 comentários