São Paulo e arredores para quem não abre mão de viajar na pandemia - Nica por aí

São Paulo e arredores para quem não abre mão de viajar na pandemia

  • quarta-feira, dezembro 23, 2020
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments

É tempo de adiar as viagens de avião e investir em um roteiro terrestre. Para quem não tem carro, a dica é alugar um e se aventurar pelo Estado

Depois de tantos meses em distanciamento social e com a proximidade do verão, férias escolares e recessos de fim de ano, os amantes de viagens começam a planejar escapadas. Mas a grande questão é: como viajar sem se descuidar da saúde. Para Alan Guizi, docente do curso de Turismo da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, é hora de investir em viagens terrestres, evitando aviões e ônibus que trazem maior risco de contaminação com a COVID-19, e aproveitar para explorar cidades do Estado de São Paulo. 

"A minha dica é: se você não possui, alugue um carro confortável, escolha um destino que mais combina com seu estilo de vida e perfil de quem viajará com você (família, amigos, crianças) e faça reservas em hotéis ou pousadas mais afastadas dos centros, em contato com a natureza, que tem menos aglomeração de pessoas", indica o especialista. Alan ressalta ainda a importância de manter os mesmos cuidados praticados no dia-a-dia, como o uso de máscara nas áreas fora do quarto, higienização das mãos com álcool gel sempre que tocar em superfícies e manter o distanciamento. "Procure saber na hora da reserva se o hotel está seguindo os protocolos indicados pelas autoridades epidemiológicas", alerta.

O especialista explica que, durante a pandemia pela qual passamos, o ideal é dar preferência para cidades ou locais sem aglomerações de pessoas. Para ajudar na escolha, ele selecionou alguns destinos paulistas de acordo com diferentes tipos de procura: 

Natureza

Para aqueles que gostam de ter contato com a natureza, tranquilidade para descanso, mas não abre mão de boa gastronomia, a dica do docente é visitar cidades como Serra Negra e Águas de Lindóia, que fazem parte da região do Circuito das Águas Paulista. Em Serra Negra, visite o mirante Alto da Serra para uma vista deslumbrante. Já em Águas de Lindoia, aproveite a tranquilidade do Bosque Zequinha de Abreu. 


Compras

Ainda no interior paulista, vale visitar Pedreira - um ótimo local para compras, que possui um centro com diversas lojas e artesanato local. 

Roteiro rural

Aos que gostam de um passeio rural, com a possibilidade de colher frutas fresquinhas do pé, o Circuito das Frutas é imperdível. Procure por cidades como Vinhedo (SP), Jundiaí (SP) ou Itupeva (SP). Os amantes do vinho podem escolher entre Jundiaí (SP) e São Roque (SP), com vinícolas e adegas diversas. Além de provar diferentes rótulos é possível adquirir garrafas e desfrutar de ótimas opções de gastronomia e de atividades de lazer, como o Ski Montain Park, em São Roque, para quem gosta de esquiar em um ambiente que simula uma pista de ski. 

Esporte e Aventura

Falando em atividades esportivas e de aventura, adrenalina é o que não falta em Brotas. "Visite o Cassarova Eco Park para aventuras ecológicas e o Parque dos Saltos, perfeito para quem busca descanso", completa. Outras opções são Socorro, que abriga a famosa Gruta do Anjo; Botucatu, com a Cuesta de Botucatu e diversas atividades de turismo de aventura; Eldorado, para os exploradores de cavernas, no PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira); além de Boituva (SP), destino dos amantes de paraquedismo e balonismo. 


Cultura

Bem próximo da capital paulista fica a Vila de Paranapiacaba, em Santo André, famosa por seu festival musical de inverno e que possui um belíssimo conjunto de construções históricas ligadas à antiga estação ferroviária, além de um museu funicular que remonta a história sobre o funcionamento dos trens de antigamente. Outra dica interessantíssima com um belíssimo conjunto histórico no centro é Santana de Parnaíba, ponto de passagem dos antigos bandeirantes, que deixaram por lá histórias e curiosidades sobre o nosso Estado e sobre o Brasil.


Fé e religiosidade

Para muitos, fim de ano é tempo de renovar as energias e agradecer pelo ano que está no fim. Existem em São Paulo destinos que reúnem fé, atividades de lazer e cultura. É o caso de Aparecida, onde fica uma das maiores basílicas do mundo, além do teleférico que termina em um belo mirante da região do Vale do Paraíba. Outro destino que vale a pena visitar, independente da religião, é o templo budista Zu Lai, em Cotia. Em Cabreúva, a parada obrigatória é no Centro de Meditação Kadampa. Para os interessados na cultura islâmica e judaica, a capital paulista abriga diversas mesquitas, como a Mesquita Brasil e o Centro de Cultura Judaica, respectivamente. 
Pé na areia 

Os adeptos da praia podem buscar aquelas menos movimentadas ou distantes dos centros das cidades. Algumas com chances de pouca movimentação estão em Ubatuba, São Sebastião e Peruíbe. Mas também é possível encontrar bons pedaços de areia vazios em Guarujá, Caraguatatuba e Ilhabela. "Mas prepare-se: geralmente, as praias de menor movimentação ou fluxo de pessoas são aquelas que envolvem trilhas ou longas estradas de terra, já que se encontram um pouco mais distantes dos centros das cidades", conclui.

 

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comentários