​​​​​Dia Mundial do Chocolate: Frédéric De Mayer compartilha dicas e comenta tendências da chocolataria - Nica por aí

​​​​​Dia Mundial do Chocolate: Frédéric De Mayer compartilha dicas e comenta tendências da chocolataria

  • terça-feira, julho 06, 2021
  • By Carla Sabrina
  • 0 Comments

Além dos clássicos fondues e composições doces, o Chef Embaixador do Senac RJ orienta o uso do alimento na harmonização de pratos salgados e bebidas alcoólicas

Julho é um dos meses mais festivos para a gastronomia brasileira: festas juninas, clima frio para fondues e, ainda se comemora o Dia Mundial do Chocolate, no dia 7. Para adoçar as ceias com estilo nessa temporada, o Chef Embaixador do Senac RJ, Frédéric De Maeyer comenta tendências e novidades no setor da chocolataria e, ainda compartilha algumas dicas de consumo, como uma receita de Pot au chocolat.

A boa notícia é que o chocolate pode ser visto como alimento saudável. Segundo pesquisa da University of L’Aquila, na Itália, o consumo de uma pequena quantidade de chocolate amargo por dia é benéfico para a capacidades cognitivas como atenção, rapidez de raciocínio, memória e fluência verbal. E, a chocolataria é um mercado que não para de se aprimorar.

O chef belga Frédéric De Maeyer, que também possui Epicerie homônima, no bairro carioca do Leme, conta que agora mesmo está chegando uma novidade ao Brasil: o WholeFruit, um chocolate sustentável produzido pelo grupo suíço Barry Callebaut, um dos maiores fabricantes de produtos de cacau e chocolate gourmet do mundo. “A empresa aumentou o aproveitamento da polpa do cacau e conseguiu reduzir o desperdício do fruto em mais de 25%”.

Para desfrutar o chocolate em dias mais frios como neste momento do ano, De Maeyer acredita ser imprescindível o chocolate quente. Porém, indica toques de criatividade para torná-lo mais original. A bebida pode ser enriquecida, por exemplo, com especiarias como canela, cardamomo e cravo da índia.

“Podemos acrescentar um toque cítrico de laranja e deixar mais divertido com marshmallow. Na Epicerie, criamos uma esfera de chocolate com todos os ingredientes dentro. Dessa forma, o cliente pode levar para casa e só misturar com leite quente e mexer.” - explica.

Já a dica para a habitual fondue de chocolate é fazer waffles e servir com variedade de guarnições. Para o chef, “um bom molho de chocolate quente por cima fica imperdível”.

Para as festas juninas, além do chocolate quente, o chef sugere bolo de milho com chocolate branco, pirulitos de chocolate com paçoca, pudim de leite com chocolate e pé de moleque. 

E se engana quem pensa que chocolate só combina com doces, o ingrediente é muito bem vindo em pratos salgados e harmoniza bem com bebidas alcoólicas como vinho do porto. O detalhe está no percentual de cacau:

“Os chocolates acima de 70% costumam ser usados com carne forte de caça ou para finalizar um molho. Com bebidas, além do vinho, também harmoniza com cerveja Stout, que tem aromas de café, mascado, etc.”

Para finalizar, o chef compartilha a receita de Pot au chocolat para o consumo em dias mais frios:

Pot au chocolat   

200g de chocolate meio amargo de qualidade (Frédéric usa o Callebaut 811)

180g manteiga

180g açúcar

6 ovos

80g farinha

·       Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria

·       Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçarem e acrescente a mistura de chocolate e manteiga

·       Bata as claras em neve e acrescente delicadamente

·       Pra finalizar, incorpore a farinha peneirada aos poucos

·       Unte com um pouco de manteiga um pote ou xícara que possa ir ao forno e coloque a mistura

·       Cozinhe em forno pré-aquecido a 80 graus durante 8 minutos

·       Sirva ainda quente

·       Pode acompanhar sorvete de sua escolha

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Me chamo Carla Sabrina sou negra, mãe e candanga. Graduanda de Comunicação Social, na área de Publicidade, consultora de moda e marketing, e influenciadora por paixão.

You Might Also Like

0 comments