Aprenda a preparar o delicioso "Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate" servido durante o café da manhã na Pousada do Sandi - Nica por aí

Aprenda a preparar o delicioso "Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate" servido durante o café da manhã na Pousada do Sandi

  • sexta-feira, agosto 27, 2021
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments

Quer apreciar o café da manhã da Pousada do Sandi em sua casa?

Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate é uma deliciosa opção para o desjejum e lanche da tarde.

Confira a seguir o passo a passo:

Ingredientes:

  • 3 cenouras médias (cerca de 360g e 2 ¼ xícaras de chá de cenoura descascada e ralada)
  • 4 ovos
  • 1 xícara de chá (240 ml) de óleo de milho
  • 1 ½ xícara de chá (300g) de açúcar
  • 2 xícaras de chá (600g) de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa (25g) de fermento em pó
  • 1 pitada (5g) de sal
  • Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

 

Para a Cobertura

  • ½ xícara de chá (100g) de chocolate em pó
  • ⅓ de xícara de chá (70g) de açúcar
  • 1 colher sopa (25g) de manteiga
  • ⅓ de xícara de chá (80 ml) de água

 

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma retangular de 30 cm x 20 cm e 5 cm de altura. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para tirar o excesso.
  2. Em uma tigela, coloque a farinha, o sal e o fermento, passando pela peneira. Misture e reserve.
  3. Lave e descasque as cenouras. Descarte a ponta da rama, corte as cenouras em rodelas e transfira para o liquidificador.
  4. Junte o óleo às cenouras cortadas. Em uma tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador. Acrescente o açúcar e bata bem até ficar liso, por cerca de 5 minutos.
  5. Transfira a mistura líquida para uma tigela grande e adicione aos poucos os ingredientes secos, misturando delicadamente com um batedor de arame para incorporar.
  6. Com cuidado, transfira a massa para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos. Para saber se o bolo está pronto, espete um palito na massa: se sair limpo, pode tirar do forno; caso contrário, deixe por mais alguns minutos, até assar completamente. Deixe esfriar por 15 minutos antes de preparar a cobertura.

Modo de preparo calda:

  1. Em uma panela pequena junte o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água. Leve ao fogo alto e mexa até ferver. Depois que começar a ferver, mexa por mais 3 minutos, até a calda engrossar e desgrudar do fundo da panela.
  2. Regue a calda quente imediatamente sobre o bolo morno (ou frio) e espalhe com uma espátula para cobrir toda a superfície. Deixe a calda esfriar completamente e cristalizar antes de servir.

 

Sobre a Pousada do Sandi

O casarão do século XVIII que abriga a Pousada do Sandi já foi a Casa da Moeda, durante o ciclo do ouro, e a primeira escola de Paraty. A construção colonial estava abandonada, em meados dos anos 80, quando o empresário Alexandre Adamiu se apaixonou por sua esposa, Sandra Foz, e também pela cidade que ela amava.

Grande empresário do cinema, presidente da Paris Filmes, Alexandre era também um visionário. Conta-se que foi em uma noite alegre, entre amigos, pelos bares da cidade, que ele decidiu arrematar o casarão, que reúne um conjunto de seis casarões, em uma esquina, no coração do Centro Histórico. Depois de uma longa reforma, ele presenteou Sandra com a Pousada do Sandi, perto de 1990. A pousada foi batizada em homenagem ao filho único do casal.

A Pousada do Sandi já nasceu como uma estrela. Alexandre teve ainda a ideia incluir um anúncio da pousada nas fitas VHS distribuídas pela Paris Filmes. Foi um sucesso. A Pousada do Sandi logo se tornou uma referência no imaginário dos brasileiros. Há dez anos, o próprio Sandi e sua mãe, Sandra, assumiram a administração da pousada, conservando a tradição do bem receber e a vontade de inovar e se renovar, sempre.


Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comentários