Perkins&Will assina primeiro hotel da Kempinski na América do Sul - Nica por aí

Perkins&Will assina primeiro hotel da Kempinski na América do Sul

  • sexta-feira, agosto 27, 2021
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments


Projeto de renovação e expansão do tradicional Hotal Laje de Pedravaloriza cultura e design original para transformar o histórico hotel em complexo seis estrelas.


Projeto de renovação do Hotel Laje de Pedra, assinado pela Perkins&Will

Perkins&Will assina primeiro hotel da Kempinski na América do Sul

Projeto de renovação e expansão do tradicional Hotal Laje de Pedravaloriza cultura e design original para transformar o histórico hotel em complexo seis estrelas.

O estúdio global de arquitetura e design Perkins&Will assina o projeto de renovação e expansão do tradicional Hotel Laje de Pedra, em Canela, no Rio Grande do Sul. Projetado pelo arquiteto gaúcho Edgar Albuquerque Graeff, o hotel foi inaugurado em 1978 e foi um dos grandes responsáveis pela consolidação do setor turístico na cidade, tornando-se ícone da hotelaria e palco para eventos históricos, como a assinatura do Tratado do Mercosul, em 1992. O hotel fechou as portas em 2020 devido à pandemia do COVID-19 e foi comprado pela empresa LPD Canela Empreendimentos e Participações S.A, que deve investir R$500 milhões na revitalização do complexo hoteleiro, gerando 500 novas vagas de emprego direto.

A renovação vai preparar o Laje de Pedra para integrar a rede de hotéis de luxo Kempinski Hotels, e colocará Canela no roteiro internacional de turismo de alto padrão. Com sede em Genebra, na Suíça, a rede hoteleira que opera 79 hotéis cinco estrelas em 34 países escolheu o Rio Grande do Sul para fazer sua estreia na América do Sul.

Localizado em uma área de 28.000m² repleta de verde, o hotel será renovado e expandido com um projeto que homenageia a natureza, a cultura e a história da Serra Gaúcha. “Nossa proposta é proporcionar uma experiência local aos hóspedes e visitantes, modernizando os espaços e valorizando a identidade histórica do hotel e as linhas mestras do design original”, explica o arquiteto Douglas Tolaine, Diretor de Design do estúdio da Perkins&Will em São Paulo e líder do projeto. “O principal desafio do projeto foi equilibrar uma visão para o futuro com a história e tradição do Laje de Pedra. Não é simplesmente um projeto de hotel, mas o resgate de um destino com profundo impacto urbanístico e cultural”, afirma Fernando Vidal, arquiteto e Diretor do estúdio paulistano da Perkins&Will.


Novo acesso principal do hotel

“Acompanhei o Laje de Pedra na infância e juventude. É um espetáculo de hotel, que projetou a Serra Gaúcha, até então um destino muito regional, para o resto do Brasil. Vamos transformá-lo no melhor hotel de lazer do país, luxuoso, mas com personalidade e identidade. Queremos promover uma experiência imersiva na cultura, arte, decoração e arquitetura gaúcha”, conta o empresário José Paim, sócio da LPD Canela.


Rooftop com vista para o Vale de Quilombo

Entre as novidades estarão um novo teatro com 350 lugares - que também funcionará como cinema, e um centro de convenções de 2.500m². O complexo também contará com 366 apartamentos, com metragens entre 46 e 108m². O novo Hotel Laje de Pedra ainda terá uma praça coberta para atividades de entretenimento, quatro restaurantes, cinco bares, spa completo com piscina de raia coberta, piscina de borda infinita sobre a laje de pedra, espaço Kids Club e um exclusivo Rooftop Bar com uma estonteante vista para o Vale do Quilombo. A reabertura deve acontecer em 2022.


Sobre a Perkins&Will

Estúdio multidisciplinar de arquitetura e design baseado em pesquisas, a Perkins&Will foi fundada em 1935 sob a crença no poder do design de transformar vidas. Guiados pelos valores de excelência em design, diversidade e inclusão, pesquisa, resiliência, propósito social, sustentabilidade e bem-estar, somos comprometidos com a missão de projetar um mundo melhor e mais bonito.


A Perkins&Will foi eleita pela revista norte-americana Fast Company uma das Mais Inovadoras Empresas de Arquitetura e figura entre os principais rankings globais dos líderes no setor.

Com uma equipe global de mais de 2.300 colaboradores, a Perkins&Will tem 26 estúdios pelo mundo para oferecer serviços de arquitetura, design de interiores, ambientes de marca, design urbanístico e paisagismo.

Estabelecido em 2012, o estúdio São Paulo da Perkins&Will conta com 80 colaboradores multidisciplinares e desenvolveu projetos para nomes como Hospital Israelita Albert Einstein, Rede D’Or, Prevent Senior, Grupo Fleury, Bank Of America, C6 Bank, Tozzini Freire Advogados, Machado Meyer Advogados, Insper, Escola Bilíngue Pueri Domus, Grupo SEB, Trisul S.A, SDI Incorporadora, Vitacon, Bolsa de Imóveis, You.Inc, Lúcio Engenharia e MPD Engenharia.

Entre os nossos parceiros estão o estúdio dinamarquês Schmidt Hammer Lassen; a consultoria de design e estratégia de varejo Portland; a consultoria de planejamento de transporte sustentável Nelson\Nygaard e a empresa de design de hotelaria de luxo Pierre-Yves Rochon (PYR). Para mais informações, visite www.perkinswill.com.

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comments