Receita Glúten Free de Empanada com recheio de tomates e nozes - Nica por aí

Receita Glúten Free de Empanada com recheio de tomates e nozes

  • quarta-feira, novembro 09, 2022
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments





Masterchef Paula Salles cria receita exclusiva de Empanada com recheio de tomates e nozes, usando produtos totalmente livres de glúten

A doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten. Ela ocorre em pessoas com tendência genética a essa condição. Estima-se que ao menos 1% da população conviva com a doença, um total de 78 milhões de pessoas diagnosticadas.

Pensando em quem necessita de um cuidado específico com a alimentação e está em busca de criatividade para produzir receitas simplificadas, seja para o dia a dia ou para um lanche rápido, a Chef de Cozinha Paula Salles tornou-se parceira da Bio Mundo.

"Promover o diálogo entre ingredientes é o que todo Chef busca quando está no processo de criação de uma receita. Isso pode ser facilitado quando encontramos um repertório de produtos que seguem a nossa linha de pensamento." Conta a Chef Paula, que ainda reitera. "Além de uma curadoria e uma diversidade de produtos voltados para a saúde, que proporcionam asas para brincar com a criatividade, na Bio Mundo encontrei o cenário certeiro para a narrativa que queria construir. À partir desse olhar e dessa diversidade que comecei a criar minhas receitas." Explica.

A Bio Mundo é uma rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, natural de Brasília, com franquias espalhadas pelo Brasil e que possui uma vasta gama de produtos. A marca tem a característica de se preocupar com o dia a dia de todos, com um portfólio de altíssima qualidade, que inclui itens à granel, diet, light, integrais, veganos, sem glúten, sem lactose, funcionais, vegetarianos, que somam em média 1.000 produtos em prateleira e mais de 200 opções de produtos à granel, além das marcas próprias.

A Chef Paula Salles formou-se nos cursos de Restaurateur Master e Chef Executivo da Escola de Gestão de Negócios da Gastronomia, e é discente no curso de Chef executivo no Senac. Participou do maior talent show de culinária do mundo, o Masterchef, em sua terceira edição no Brasil, ficando entre os 7 primeiros colocados, em mais de 50 mil inscritos.

Essa parceria somou forças para a criação de receitas especializadas nas mais diversas restrições alimentares, uma delas, a intolerância ao glúten. "Ser uma receita o mais natural possível e de maneira democrática foi minha maior intenção. Sem glúten, sem lactose e vegetariana, pois leva ovo, criei as empanadas com recheio de tomate e nozes. O ovo entra na receita para dar liga e estrutura à massa, já a goma xantana é um ingrediente fundamental, que substitui o glúten, responsável por trazer elasticidade à massa."

De acordo com pesquisa do Euromonitor, empresa especializada em inteligência de mercado, de 2012 a 2020, o consumo de alimentos sem glúten cresceu 8%, e a estimativa é que, até 2024, haja um crescimento de 35% a 40%. No Brasil, especificamente, além dos dois milhões de pessoas afetadas pela doença celíaca (segundo dados do Conselho Nacional de Saúde), a dieta glúten free tem cada vez mais adeptos, movimentando em média R$110 milhões, já que ao menos 55% dos consumidores celíacos gastam 30% do seu orçamento com produtos próprios para consumo.

É claro que a diversidade da Bio Mundo colaborou e facilitou o processo de criação da Chef, trazendo em uma empanada, o sabor e a delicadeza de cada ingrediente. "Eu pensei que precisaria ser uma receita "lanchável", para promover o encontro das pessoas na primavera e que pudesse ser levada para qualquer lugar e em qualquer lancheira. Pensei no tomate, por ser um item de época, que a Bio Mundo possui ótimas opções de molhos, e também mostrar possibilidades de uma alimentação saudável em uma receita simples e acessível." Diz Paula.

"As empanadas, uma vez prontas, podem ser aquecidas no forno ou na air fryer, sem problema algum, preservando o sabor e a qualidade. Uma forma facilitadora para o dia a dia, assim como a facilidade que a Bio Mundo entrega com todos os produtos que fornece." Finaliza a Chef.

Agora vamos à Receita…


Receita de Empanadas sem glúten com recheio de tomate e nozes

Recheio

  • 3 tomates médios com pele e sementes cortados em pedaços grandes
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • 80g nozes picadas Bio Mundo
  • 250g de molho de tomates Bio Mundo
  • 80g de biomassa de banana verde Bio Mundo
  • Manjericão à gosto
  • 1 colher de sopa de ghee Bio Mundo
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • 1 colher de chá de açúcar

Massa
  • 1 colher de sopa de óleo de coco Bio Mundo
  • 1 ovo
  • 150g de farinha sem glúten (usei a de mandioca) Bio Mundo
  • 40g de amido de milho Bio Mundo
  • 1 colher de chá de cebola em pó Bio Mundo
  • 1 colher de chá de goma xantana Bio Mundo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento químico

Para a massa, misture todos os ingredientes e amasse brevemente até desgrudar ao toque. Envolva em filme plástico e deixe descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira. Depois disso, abra a massa em espessura de em torno de 2mm, corte círculos com cortador de massa.

Para o recheio, refogue o alho num fio de azeite, acrescente os tomates e refogue em fogo baixo por 5 minutos. Acrescente o açúcar, em seguida o molho de tomate, a ghee, a biomassa de banana, as nozes e misture bem até incorporar. Deixe reduzir até que a textura fique cremosa, desgrudando do fundo da panela.

Deixe esfriar e recheie as empanadas.

Feche a massa passando um pouquinho de água na borda e dobrando em direção ao centro, pincele uma gema com um pouco de água e leve ao forno médio (180 graus) por 25 minutos, até que fiquem crocantes e douradas. Para conseguir que elas fiquem tostadinhas, ligue o Grill do forno para tostar levemente a superfície. Sirva quentinho.



Sobre a Chef Paula Salles

Bacharel em Ciências Sociais e habilitada em Produção e Política Cultural pelo Instituto de Humanidades da Universidade Cândido Mendes, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Formou-se nos cursos de Restaurateur Master e Chef Executivo da Escola de Gestão de Negócios da Gastronomia, e é discente no curso de Chef executivo no Senac.

Participou do maior talent show de culinária do mundo, o Masterchef, em sua terceira edição no Brasil, ficando entre os 7 primeiros colocados, em mais de 50 mil inscritos.

Há 6 anos atua como chef de cozinha realizando aulas, eventos, caterings e cardápios personalizados. Foi embaixadora do projeto Comida Invisível e de marcas como o Supermercado Organomix e Clube Orgânico.

Como produtora, tem 20 anos de experiência na elaboração e gestão de projetos culturais, sobretudo nas áreas de artes cênicas e cultura alimentar. É responsável pela idealização e produção do canal de culinária Harmoniza, no youtube, e criadora de conteúdo em suas redes sociais.

É analista de projetos para Lei Federal de Incentivo à Cultura e foi membro da Comissão de Avaliação de projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além de desenvolver pesquisas na área de cultura alimentar e atuar como facilitadora em cursos de capacitação em produção cultural e alimentação sustentável para públicos vulneráveis.

Sobre a Bio Mundo

A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael e Bruna, além de Adriana, que deu origem à toda criação, já que por sua necessidade nutricional, exigia uma alimentação específica.

Possui mais de 150 lojas espalhadas em 17 estados do Brasil em apenas 6 anos de história. Conta com 1000 produtos em prateleira e mais de 200 opções de produtos à granel.

É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising - ABF.
 

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comments