Ovos de Páscoa: Estudo da Semrush aponta quais são as principais tendências para o setor de chocolates em 2023 - Nica por aí

Ovos de Páscoa: Estudo da Semrush aponta quais são as principais tendências para o setor de chocolates em 2023

  • quarta-feira, março 29, 2023
  • By Carla Sabrina
  • 0 Comments


Plataforma de gerenciamento de visibilidade online monitorou como foram as buscas dos brasileiros na internet nos últimos 4 anos sobre os produtos da Páscoa

Sabemos que datas comemorativas são responsáveis por alavancar as vendas de comércios específicos ao longo do ano. Na Páscoa, por exemplo, quem ganha destaque é a indústria de chocolates. E a expectativa é grande para 2023. Isso porque, em 2022, foram vendidos mais de 10 mil toneladas de ovos no Brasil, um aumento de 13% em comparação a 2021, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

Mas quais são os produtos e marcas preferidos dos brasileiros? Para entender as tendências do setor em 2023 e ajudar os empreendedores a aumentarem seus lucros na data, a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online e criação de marketing de conteúdo, analisou o que os brasileiros pesquisaram na internet nos últimos quatro anos sobre os produtos do período. 

Mercado artesanal entra em jogo

De acordo com o levantamento, o termo “ovos de Páscoa” foi pesquisado 4.24 milhões de vezes entre março e abril de 2022, um aumento de 139.55% em relação a 2019, que teve 1.77 milhões de buscas no mesmo período. É interessante observar que a procura por produtos artesanais teve um crescimento bastante relevante. As buscas por “ovos de Páscoa caseiros” saltaram de 60.2 mil entre março e abril de 2019 para 123.5 mil no mesmo período de 2022um crescimento de 105.15%

Em março e abril de 2022, os três tipos de ovos relacionados ao mercado artesanal que mais ganharam destaque foram: 

  1. Ovo de Páscoa de colher - 245 mil de buscas
  2. Ovo de páscoa trufado - 90 mil
  3. Ovo de páscoa recheado - 76.6 mil.

Outros números que chamam a atenção é o aumento das buscas dos brasileiros por informações relacionadas ao preço dos produtos. Em março e abril de 2022, o termo “ovo de Páscoa promoção” foi pesquisado 61.6 mil vezes, um aumento de 200.49% em relação ao mesmo período de 2019, que teve 20.5 mil buscas, enquanto “ovo de Páscoa barato” foi pesquisado 47.9 mil vezes em 2022, registrando um crescimento de 73.75% em relação a 2019, que alcançou 27.6 mil de pesquisas. 

“O monitoramento das buscas dos brasileiros na internet é essencial tanto para quem está começando a trabalhar com a venda de ovos de Páscoa como para as marcas mais experientes. É extremamente importante observar como estão as preferências da população para oferecer produtos que sejam sucesso em vendas”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil. 

Buscas por opções mais saudáveis

Além dos produtos artesanais estarem em alta, assim como a procura por preços baixos, o mercado saudável também foi destaque no último ano. De acordo com a Semrush, o termo “ovos de Páscoa zero lactose” foi pesquisado 24.7 mil vezes em março e abril de 2022, um crescimento de 160% em relação ao mesmo período de 2019, que contou com 9.5 mil procuras, enquanto isso, “ovo de Páscoa vegano” cresceu 201.37% nos últimos quatro anos, saltando de 7.3 mil para 22 mil de pesquisas e “ovo de Páscoa zero açúcar” aumentou 339.13%, de 4.6 mil para 20.2 mil.

Para as crianças: muito além do chocolate! 

Segundo a Semrush, em março e abril de 2022, o termo “ovo de Páscoa infantil" teve um total de 381 mil buscas, enquanto isso, “desenho de ovo de Páscoa” teve 50.4 mil pesquisas e “charadas para caça ao ovo de Páscoa para imprimir” 30 mil

“Sabemos que a maior parte da criançada é apaixonada por chocolate, mas a Páscoa envolve toda uma magia além do doce. Os pais e escolas costumam preparar uma caça aos ovos para divertir os pequenos ou mesmo imprimir desenhos da internet para pinturas. São outros mercados além do chocolate que acabam entrando em cena durante o período”, finaliza Casagrande. 

Sobre a Semrush

A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 95.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

 

Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Me chamo Carla Sabrina sou negra, mãe e candanga. Graduanda de Comunicação Social, na área de Publicidade, consultora de moda e marketing, e influenciadora por paixão.

You Might Also Like

0 comments